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A Black Friday, uma das datas mais aguardadas do varejo, será celebrada no dia 24 de novembro, e tanto o comércio físico quanto o online já estão preparando estratégias que garantam o sucesso das campanhas de conversão. Com o compromisso contínuo de oferecer dados exclusivos para o mercado, a Squid, empresa de tecnologia líder em marketing de influência, apresenta um estudo exclusivo que analisou mais de 800 campanhas com influenciadores e traçou o cenário ideal para as marcas que pretendem investir na data.

Uma das perguntas mais frequentes no momento de seleção de criadores para a Black Friday é se existe uma faixa ideal de seguidores para obter resultados específicos para sua marca. De acordo com o estudo realizado pela martech, a resposta é sim. A pesquisa identificou que 82% das campanhas de marketing de influência que apresentaram uma performance considerada excelente, ou seja, com CTR acima de 12%, atuaram com criadores de conteúdo que possuíam, predominantemente, entre 5 mil e 50 mil seguidores, os chamados micro influenciadores.

“Essa descoberta não só comprova ao mercado que números elevados de seguidores não garantem sucesso em campanhas, mas também reforça que micro influenciadores, com suas fortes comunidades, possuem altíssimo poder de conexão, e principalmente, de conversão, um pilar decisivo para a maioria das marcas nessa data tão importante para o varejo”, explica Luciano Kalil, CMO da Squid.

Diz o ditado que “uma andorinha só não faz verão”, e é fato. A pesquisa aponta que apenas um creator também não faz conversão. Pelo contrário: pouca diversificação de influenciadores pode impactar negativamente a performance da campanha. Segundo o estudo, quase metade das campanhas analisadas (49%) que possuíram desempenho baixo em conversão, foram realizadas com 1 a 3 creators. Já a maior concentração de campanhas consideradas como excelentes, foram realizadas com 11 a 20 creators (19%). Assim, campanhas com um grupo superior a 10 influenciadores tendem a ter um CTR maior do que as realizadas com grupos menores.

Além da quantidade de seguidores, a duração de uma campanha de marketing de influência desempenha um papel importante no resultado final desejado pelas marcas. O estudo mostra que as campanhas que se estendem por muito tempo podem sofrer com o desgaste da mensagem, se tornando repetitivas e menos eficazes. Por outro lado, ações curtas demais podem não oferecer tempo suficiente para que a mensagem seja absorvida e amadureça de maneira eficaz.

De acordo com a pesquisa, a duração ideal de uma campanha com o objetivo final de conversão para uma data como a Black Friday é de 21 a 45 dias. Nesse intervalo, 44% das marcas avaliadas registraram um desempenho notável. Em contrapartida, campanhas com uma duração de apenas 10 dias mostraram um desempenho significativamente inferior, com uma taxa de sucesso de apenas 33%.

A quantidade de conteúdos é um dos primeiros fatores de uma campanha a serem combinados com o creator. Normalmente, possuem como padrão a publicação de 1 post no feed e 3 stories para cada tema. Mas, de acordo com a pesquisa, a quantidade ideal de conteúdos para uma campanha de sucesso de conversão é de, em média, 5 posts no feed e 2 a 10 stories.

“Neste estudo, exploramos tanto os elementos quantitativos quanto qualitativos que compõem uma campanha de conversão bem-sucedida. Agora, é o momento das marcas transformarem esses insights em ação, incorporando-os aos seus objetivos únicos e internos para essa data tão relevante”, finaliza Kalil.

 

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