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O uso de recursos gamificados no esporte tem se tornado uma ferramenta poderosa para engajar atletas, torcedores e até mesmo os próprios clubes. Ao incorporar elementos de jogos e competição no contexto esportivo, é possível aumentar a motivação, o desempenho, a experiência e a fidelidade dos participantes. Para explorar mais esse universo de possibilidades, a Etermax Brand Gamification™, empresa especializada em tecnologia e gamificação, visitou o escritório da End to End, um dos principais players do marketing esportivo no Brasil, para um evento presencial.

O Roadshow aconteceu no dia 15 de abril, em São Paulo (SP), em um evento especial. Na ocasião, o VP da Etermax Brand Gamification™, Juan Pablo Veiga, veio diretamente da Argentina para uma agenda com parceiros do mercado local e apresentou as últimas novidades e tendências desse mercado de entretenimento gamer voltado para as transmissões de esportes, campeonatos, engajamento com torcedores e audiências.

“A gamificação se consolidou e ganhou muito destaque nos últimos anos. Hoje conseguimos inserir jogos e quizzes via QR Code nos mais diferentes segmentos, sendo o setor esportivo um dos que melhor vem utilizando tecnologias gamificadas”, destacou.

A Etermax é a desenvolvedora do Trivia Crack, um game lançado em 2013 que rapidamente ganhou escala mundial e se tornou um produto de destaque no portfólio da empresa de tecnologia. Os jogos Trivia (no Brasil, conhecidos como Perguntados) estão presentes hoje em 180 países e em 34 línguas. Além disso, a empresa construiu parcerias para fornecer tecnologia de ponta para streamings como a Netflix, onde lançaram a primeira gamificação da plataforma, Trivia Quest, a nível mundial.

Durante a apresentação, Juan explicou a versatilidade da gamificação no segmento esportivo, recurso que, segundo ele, vem sendo cada vez mais utilizado por grandes clubes para fidelizar o torcedor.

“Nossos jogos podem ser completamente moldados ao universo de interesse do cliente. Podem ser jogados no formato single ou challenge, e as parcerias estabelecidas podem se dar através de ativações estratégicas, como o uso de QR Codes para sorteios, rankings, descontos e premiações”, comentou.

Andressa Scasso, Country Manager da Etermax Brand Gamification™ no Brasil, destacou ainda que os projetos podem funcionar em diferentes dispositivos e modalidades.

“O interessante é o leque de possibilidades que conseguimos oferecer. Por exemplo, é possível rodar o game em uma plataforma neutra ou dentro do site ou aplicativo do cliente. É possível ainda oferecer descontos em produtos ou experiências dentro de um estádio, por exemplo. Isso tudo pode variar de acordo com os objetivos estabelecidos, mas uma coisa é certa: a gamificação estrutura e viabiliza essa relação com o torcedor”, disse.

Na ocasião, os especialistas citaram alguns cases e parcerias de sucesso da marca, como a seleção Argentina, o Barcelona Futebol Clube e a NFL.

Os representantes da End to End ressaltaram interesse nas soluções apresentadas. Segundo Renan Borges, CTO da empresa, a gamificação é indispensável para o futuro no universo de esportes.

“Estamos estudando há anos esse processo e constatamos que ele é muito importante para agregar e engajar novos torcedores, principalmente os mais jovens. É uma forma inteligente de trabalharmos mais programas e projetos em uma nova linguagem, inclusive focado na experiência do cliente nos estádios”, esclareceu o CTO, reforçando a sinergia entre o universo esportivo e de entretenimento gamer.

Sales Manager na Etermax Etermax Brand Gamification™, Camila Almeida completou o raciocínio de Borges.

“Vim do universo esportivo, mais especificamente da indústria do futebol, e atuar na maior paixão nacional requer criatividade e estratégia porque é um território muito explorado e bombardeado de opções. As marcas que entendem que o torcedor é protagonista dessa conversa, e proporcionam experiências únicas, para se aproximar, premiar e gerar conexão, vão se destacar sempre. Por isso, acredito muito na sinergia da gamificação dentro da indústria de esporte. A agência e as marcas que entendem isso também têm um tesouro nas mãos para marcar um golaço”, finalizou.

* Conteúdo publicitário

 

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