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Um dia depois da morte de Kathlen Romeu, a grávida baleada em uma ação policial em Lins de Vasconcelos, a grife de roupas Farm fez uma publicação no Instagram lamentando a morte da jovem, que era funcionária de uma das lojas da marca. No entanto, o post recebeu muitas críticas por apresentar um código de desconto com o nome de Kathlen, que ao ser usado, reverteria o valor da venda para a família da vítima.

O texto, que devia prestar condolências aos familiares e amigos, terminava dizendo “A partir de hoje, toda a venda feita no código de Kathlen – E957 – terá sua comissão revertida em apoio para sua família, reforçando que nós também vamos apoiá-la de forma independente e paralela. Sabemos que nada que fizermos poderá trazer Kath de volta mas nos comprometemos a acelerar ainda mais nossos processos de inclusão e equidade racial para transformar as cruéis estatísticas que levam vidas jovens negras como a de Kath a cada 23 minutos no nosso país. As vidas de Kath e seu bebê importam. Vidas negras importam. Aqui, hoje, sempre. Transformar é urgente”

Os internautas se revoltaram e acusaram a Farm de se aproveitar da morte da jovem para lucrar. Em meio aos milhares de comentários, estava o da criadora de conteúdo Nath Finanças, reforçando que apesar de parte da comissão da venda ir para os vendedores, a empresa também estaria lucrando com a ação. Veja o comentário da influenciadora:

Comentário de @nathfinancas na publicação/ Instagram

Outros comentários também expressavam indignação e destacavam a tentativa da marca em ganhar com o assassinato. “É mais um corpo negro, é mais uma mãe preta que morre no país e a forma que ‘vcs’ usam pra ajudar é se promovendo?”, declarou a conta @marinabenitess. O perfil @winniebueno também comentou sobre o caso “Ou seja, a Kathlen vai continuar gerando lucro pra vocês até depois de assassinada?”.

Farm se retrata

Após a chuva de acusações e críticas, a Farm fez outra publicação ontem (9) se desculpando por promover o código de desconto com o nome de Kathlen e informando que ele já estava fora do ar. Apesar da retratação, outros milhares de comentários de pessoas revoltadas com a atitude da marca foram deixados no post. Leia o texto do post na íntegra:

“A Farm vem a público se desculpar pela ação que envolveu o uso do código de vendedora de Kathlen Romeu nesse momento tão difícil. Com vocês, entendemos a gravidade do que representou esse ato, por isso, retiramos o código E957 do ar. Continuaremos dando o apoio e suporte à família, como fizemos desde o primeiro momento em que recebemos a notícia.”

Os comentários de ambas as publicações podem ser vistos no perfil da marca no Instagram.

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