Skip to main content

A Campus Party Brasil, maior experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, games, cultura maker, educação e empreendedorismo do mundo, acaba de anunciar as primeiras atrações da 15ª edição do evento, organizada pela Gouvêa Experience. Entre as novidades apresentadas, destacam-se as palestras da autora de livros infantis e filha de Stephen Hawking, Lucy Hawking; da musicista americana Tanya O’Callaghan e do vocalista da banda Sepultura, Derrick Green. Além disso, foram anunciadas as competições Printer Chef e Campus Party Fashion Tech, e outros programas e conteúdos que movimentarão o Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), entre 25 e 30 de julho.

Durante o lançamento oficial, foram confirmados os primeiros palestrantes internacionais. O grande destaque ficou para a participação de Lucy Hawking (foto), filha do brilhante físico teórico Stephen Hawking. Lucy é autora infantil e trabalha a ciência de forma divertida para os jovens leitores por meio do livro ‘George’, que aborda questões de romance, aventura e fantasia baseados na ciência real.

Filha de Stephen Hawking é confirmada na CPBR15
Foto: Divulgação/Getty Images

Outra palestrante que estará na CPBR15 é Tanya O’Callaghan, musicista, ativista e defensora de causas ambientais. Ela é adepta da saúde vegana, além de ser a criadora do lema “Changing plates, changes the world”. Tanya também é produtora da série “Highway To Health”, veiculada no YouTube, e já excursionou, gravou e escreveu com lendas como Whitesnake, Bruce Dickinson (Iron Maiden), Steven Adler (Guns N’ Roses), entre outros. Mais um nome confirmado é o de Derrick Green, vocalista da tradicional banda brasileira Sepultura e apresentador da série “Highway To Health”, que fala sobre meio ambiente, sustentabilidade e o futuro do nosso planeta.

“A Campus Party é um encontro inspirador de mentes inovadoras e apaixonadas por tecnologia. Em São Paulo, teremos cinco dias repletos de conhecimento e criatividade, que contarão com grandes palestrantes internacionais que vão compartilhar suas ideias e visões. Nossa cultura é unir pessoas de diferentes áreas, todas sedentas por expandir seus horizontes tecnológicos, visando conectar-se com o futuro e moldar o mundo digital do amanhã”, afirma o CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.

A CPBR15 terá sua abertura marcada pela palestra de Maurício Cid, conhecido pelo site Não Salvo. Cid é um comunicador experiente no cenário digital, tendo iniciado sua trajetória durante a era do Orkut, onde criou mais de mil comunidades de grande destaque. Atualmente, ele é o responsável pelo canal ‘Cid Cidoso’, que se encontra entre os 10 canais mais assistidos no Brasil.

Entre os palestrantes nacionais confirmados, o destaque ficou para a empreendedora social Cris Arcangeli e a streamer Carol Oliveira (Twana). Cris Arcangeli é fundadora das empresas Phytoervas, Phyta, PH – Arcangeli, Éh Cosméticos e Beauty In. Já Twana está desde 2014 no cenário de streaming, com a criação de conteúdos diários de entretenimento. Em 2020, foi uma das apresentadoras oficiais do Prêmio e-Sports Brasil, e atualmente é embaixadora da Acer e da Logitech no Brasil, além de streamer na Twitch TV.

Outros nomes são Muca Muriçoca e Gordox, os apresentadores do podcast Groselha Talk. Muca tem 9 milhões de inscritos em seu canal e já bateu 1 bilhão de visualizações. Já Gordox, é apresentador de televisão, streamer e narrador de games brasileiro. Ele se destaca pela capacidade de narração de diferentes jogos e gêneros, como Counter-Strike, League Of Legends e Crossfire.

A CPBR15 também contará com Nyvi Estephan, eleita a maior apresentadora de e-Sports da América Latina e a terceira maior do mundo pelo e-Sports Awards.

Competições

No decorrer do lançamento foi apresentada mais uma edição da competição “Printer Chef”, um campeonato gastronômico que contará com alimentos produzidos em impressora 3D, em parceria com a startup EdBioTech. A dinâmica contará com workshop sobre a impressão dos produtos no equipamento para, na sequência, os competidores produzirem seus pratos.

Os vencedores das edições de Brasília (DF) e Goiás (GO) se juntarão aos ganhadores da seletiva de São Paulo (SP) para a disputa final da competição, e o vencedor ganhará um curso de gastronomia na Argentina. O júri contará com a presença de chefs e influenciadores locais. Para a final, o corpo de jurados terá a participação especial de Tanya O’Callaghan e Derrick Green.

“A Campus Party tem em seu DNA sempre trazer ações que estão na vanguarda da tecnologia em diversos segmentos. A competição de impressão de alimentos 3D foi um sucesso nas edições de Brasília e Goiás, tanto que estamos trazendo os vencedores para uma grande final aqui em SP”, explica Novaes.

Outra novidade para este ano é a Campus Party Fashion Tech, um desfile de moda de roupas tecnológicas. A atração, que ocorrerá na área Open e gratuita da Campus, contará com a participação de alunos de universidades de moda e tecnologia. O objetivo do desafio será a produção de peças para um desfile de moda high tech. Além disso, serão realizados workshops com nomes importantes do nicho moda tech.

Área Open recheada de atividades

A área Open, espaço gratuito e aberto ao público da Campus, será palco de uma Arena Gamer que receberá os já tradicionais campeonatos de battle royale, como CSGO, League Of Legends e Valorant. Além disso, a CPBR15 contará com a parceria da equipe brasileira de esportes eletrônicos, Los Grandes, que levarão influenciadores do time para participar de palestras e showmatchs sobre o universo de e-Sports.

Sucesso na última edição, a Arena Robocore também estará de volta à Open Campus com mais de 4 mil m². O espaço exclusivo contará com cinco arenas de batalhas de robôs: Combate Grande, Combate Insetos, Hockey de Robôs, Seguidor de Linha e Sumô. Além disso, haverá premiação para os vencedores das batalhas.

A Arena Drone também trará novidades, como a apresentação do primeiro time de mulheres pilotas de drone no Brasil; a corrida de drones no Metaverso, que dará a possibilidade do público disputar uma competição em uma arena de drones virtual; e o Drone Lab Jobs, que será um espaço destinado para preparação e fomento do público interessado em começar a trabalhar com drones no país.

Os tradicionais simuladores também estarão presentes na CPBR15. Neste ano, a novidade será um campeonato de corrida virtual com dez simuladores. Os melhores disputarão um showmatch com pilotos profissionais.

Programas confirmados para a CPBR15

A Campus Party também contará com seus principais programas na CPBR15. Destaca-se o programa Startup 360, realizado em parceria com o Sebrae, que possibilita às startups exporem seus trabalhos, realizarem networking, receberem mentorias, entre outros.

Outro programa confirmado é a Revista Científica Campus Party. O projeto tem o objetivo de garantir espaço a textos científicos de qualidade, relevantes e que estejam na vanguarda de suas áreas, para debates durante a Campus Party Brasil. Além disso, a CPBR15 receberá o programa Campus Future, uma oportunidade para estudantes de cursos técnicos, ensino médios e universitários apresentarem projetos que tenham como propósito incentivar soluções tecnológicas que possam estar no dia a dia da sociedade. Os projetos serão todos expostos na Open Campus.

Por fim, a Campus Party Brasil convida as comunidades e caravanas de todo Brasil para participarem do evento. Esses dois programas são bastante especiais, pois eles trazem o espírito da Campus com eles.

Serviço
15ª Campus Party Brasil
Data: 25 a 30 de julho de 2023
Local: Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi | Av. Olavo Fontoura, 1.209, Portão 38 – Santana, São Paulo (SP)

Ingressos
Venda de ingressos online: Campus Party Brasil

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.