Economia da Influência - Flávio Santos

Flávio Santos lança seu primeiro livro, respondendo o que é “influência”

Intitulado de ‘Economia da Influência’, o primeiro livro de Flávio Santos aborda as principais características de um segmento que movimenta bilhões mundialmente.

O que é a influência, o que caracteriza o sucesso de um negócio e como se destacar no ambiente digital por meio de storytellings criativos e novas tecnologias. Estes são os principais questionamentos abordados no livro “Economia da Influência”, do empresário Flávio Santos, CEO da MField, empresa especializada em conteúdo e influenciadores para ativações digitais, que se destaca no mercado por seu modelo de atuação, pautado na construção de narrativas criativas.

O publicitário mineiro, de 36 anos, atua no mercado do marketing há mais de 15 anos, e sempre foi ávido por ouvir e contar boas histórias, o que o motivou a reunir, em 11 capítulos, anotações e artigos que escreveu ao longo dos anos, alinhado aos principais levantamentos, dados e insights acerca de um segmento que vem movimentando bilhões pelo mundo.

O livro, que tem prefácio escrito pelo Diretor de Conteúdo da revista GQ, Daniel Bergamasco, já inicia comparando o poder de influência de grandes personalidades, que muitos acreditam estar relacionado ao número de seguidores, e não na sua representação como um todo. Na sequência, o empresário aborda o questionamento que serve como a temática principal de seus capítulos, que é o “O que é influência?”. De acordo Santos, quando paramos para pensar, a influência atua hoje de diferentes formas em nosso cotidiano, desde aquela dica de restaurante dada por um amigo, até a peça de roupa ou produto/serviço que usamos por indicação de um criador de conteúdo nas redes sociais.

Para explicar essa relação entre influenciador e influenciado, que não é algo novo como muitos imaginam, o empresário aponta que a característica social de interação entre pessoas, seja fisicamente ou virtualmente, é tão natural, que mesmo não percebendo, elas acontecem o tempo inteiro. Isso se deve principalmente pelo papel que as redes sociais desempenham hoje, sendo essa ponte de comunicação direta, atuando como um cartão de visita, que irá captar cada vez mais pessoas pelo tipo de conteúdo compartilhado. 

Junto a esse retrospecto, o empresário fala da evolução da influência, que teve grande força na televisão, até o surgimento das redes sociais, onde ela passou a se ramificar em distintos formatos, o que caracteriza o perfil de cada influencer, alinhado a como construir uma boa história. “Não existe internet, muito menos rede social, sem conteúdo”, destaca o autor. Com isso, Flávio mostra a importância de construir boas narrativas, porém, uma boa história necessita de bons comunicadores, pois só assim se alcança a eficiência necessária por meio da influência. 

O livro, depois de uma rica e detalhada explicação sobre o mercado da influência, e tudo que o caracteriza como estratégico e inovador, chega ao momento prático, onde apresenta todas as ferramentas para acelerar e potencializar negócios principalmente dentro do ambiente digital. E para fechar com chave de ouro, Santos pontua as principais razões para investimento, uma vez que o receio sobre a conversão da estratégia ainda é grande, finalizando todos os seus pensamentos com a seguinte frase: “O desafio da comunicação não é um problema só das marcas. Cabe a cada um de nós fazer da internet um ambiente melhor, mais seguro e mais saudável”.

Com distribuição pela Editora Gente, o livro estará disponível para venda nas principais livrarias e e-commerces do Brasil a partir de junho, com preço variando entre R$ 54,90 na versão física, e R$ 38,40 para e-books.

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