Skip to main content

O Steam Deck, console portátil da plataforma de venda de jogos Steam, está programado para ser lançado no dia 25 de Fevereiro. Entretanto, segundo o CEO da desenvolvedora do Fortnite, Epic Games Tim Sweeney, Fortnite não terá suporte para rodar no novo video game.

Vale lembrar que embora Fortnite não esteja disponível na Steam, apenas na loja da própria Epic, o Deck foi projetado como um plataforma aberta. Não apenas os jogos disponíveis na plataforma da loja virtual podem rodar no console, mas de outras plataformas também estariam disponíveis.

Ainda assim, segundo o CEO, o principal jogo da empresa não irá ter acesso por conta da falta da disponibilidade do sistema anti cheat. Embora esse sistema, que evite trapaceiros no game, tenha sido desenvolvido com o apoio da própria Epic e da Valve, ele não se estende aos Battle Royales.

Em uma resposta ao twitter, Sweeney explicou que não há planos para formular atualizações que tornem o Fortnite compatível, ainda que hajam planos para aprimorar o sistema anti trapaça no Steam Deck. Confira os tweets do CEO da Epic abaixo:

Quando perguntado por que o Fortnite foi excluído dessa iniciativa, Sweeney explicou que era principalmente uma questão de escala, com os requisitos anti-fraude variando muito dependendo de quantos jogadores regulares um jogo recebe:

Ao responder aos usuários que apontaram que Sweeney não parecia ter muita fé no produto de sua empresa, o CEO concordou que eles estavam certos, “no que diz respeito ao anti-cheat na plataforma Linux que suporta kernels personalizados e o modelo de ameaça para um jogo do tamanho de Fortnite.” 

Enquanto alguns jogadores sugeriram que Sweeney não está interessado em ter o maior título da Epic jogável no hardware de um rival, é mais provável que o Steam Deck seja muito nicho para a Epic querer se esforçar para garantir a compatibilidade.

Não muito tempo depois que o Steam Deck foi anunciado originalmente, Sweeney foi um de seus primeiros fãs sinceros . Em um tweet, ele chamou o dispositivo de “movimento incrível” da Valve, elogiando especificamente a abordagem de plataforma aberta do Steam ao dispositivo.

Essa matéria é uma tradução da escrita por Hayley Williams para o Gamespot.

Leave a Reply