Skip to main content

A Gastromotiva celebra os sete anos do Refettorio Gastromotiva com uma novidade que representa um importante marco para a organização: o lançamento do curta documental ‘Food, Funk e Favela’, que retrata a história do projeto ‘Cozinhas Solidárias Gastromotiva’. Produzido no Brasil pela Kromaki, o curta está disponível na plataforma interativa WaterBear, streaming europeu focado em filmes de impacto. Quem assina a direção é Cacau Rhoden, conhecido por filmes como Tarja Brancae Nunca Me Sonharam.

O curta documental capta a essência da Gastromotiva e das suas Cozinhas Solidárias, revelando como a comida pode ser usada para desencadear uma onda de solidariedade e impacto social positivo. A partir de um retrato sensível do projeto, o espectador se torna testemunha da luta contra a fome e o desperdício de alimentos. No filme, o chef e cofundador da Gastromotiva, David Hertz, conta um pouco sobre o ideal da ONG a partir de seus pilares mais importantes, e inspira outras pessoas a olharem o mundo de forma diferente.

O documentário ‘Food, Funk e Favela’ traça um paralelo direto entre três elementos que são fundamentais para a construção de um novo futuro: comida, cultura e um olhar para as pessoas que vivem nas periferias, muitas vezes desassistidas pelo poder público.

“Ver um projeto que criamos do zero, no auge da pandemia, se transformar em um conteúdo produzido para ser distribuído em todo o mundo nos dá muito orgulho. É o resultado de um trabalho diário difícil, mas muito recompensador. Trata-se de uma oportunidade importante de potencializar o nosso trabalho. Temos muitas ideias para serem colocadas em prática e vamos realizando uma a uma a partir do apoio de parceiros como a PicTet, que patrocina o documentário”, comenta Herz.

O filme será exibido ao público pela primeira vez em um evento fechado no Refettorio Gastromotiva, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 9 de agosto, quando serão comemorados os 7 anos do espaço. A sessão será seguida de uma roda de conversa, com o tema O Futuro das Cozinhas Solidárias, com participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e Pacto Contra Fome, além do próprio David Hertz.

Assista ao trailer completo da produção abaixo.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. Aqui, o amanhã já está acontecendo. ????