Skip to main content

Em julho, ao lançar seu primeiro relatório de sustentabilidade de acordo com as diretrizes da GRI (Global Reporting Iniciative), a Globo colocou no ar uma campanha para apresentar ao público, em um filme de 45 segundos, os seis compromissos que compõem sua Agenda ESG 2030, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Agora, é a vez de desdobrar cada compromisso em peças específicas. Para isso, a Globo lançou os dois primeiros filmetes de um total de seis. 

As peças iniciais vão contar os detalhes sobre o compromisso #1: produzir e distribuir conteúdos em sintonia com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental; e o compromisso #2: promover a diversidade e a inclusão em nossos conteúdos e nas nossas equipes. Objetivos com os quais a Globo já se compromete através do conteúdo – seja no entretenimento, seja no seu jornalismo íntegro, isento e ágil, como preconizam os princípios da companhia -, além de refletir a diversidade entre seus talentos. 

A Globo traz em suas histórias importantes discussões de acontecimentos do cotidiano. Em 2021, 23% dos conteúdos de dramaturgia e 43% dos documentários desenvolvidos pela companhia tiveram apoio de consultores que trabalharam com as equipes de criação para respeitar peculiaridades, singularidades, camadas e complexidades dos grupos minoritários abordados em suas narrativas. Uma forma de aprimorar cada vez mais o diálogo com a sociedade sobre temas latentes e apresentar diferentes pontos de vista. 

Sobre diversidade, a visão da Globo é que esse é um vetor estratégico para garantir um ambiente de trabalho que valoriza e respeita as diferenças, além de essencial para combater, com veemência, o assédio e a discriminação. Para desenvolver a cultura voltada para o tema na empresa, foi criada a área de Diversidade e Inclusão, em 2020, e aprovada uma estratégia corporativa que inclui iniciativas de educação, recrutamento, grupos de afinidades, educação e carreira; e, no mesmo ano, foi realizado o primeiro Censo Globo com demografia autodeclarada. 

Os filmes, que serão veiculados na TV Globo e canais por assinatura, detalham os dois primeiros compromissos e seguem o conceito da campanha, mostrando imagens dos conteúdos veiculados nas telas da Globo, alinhadas com a premissa do compromisso, e uma locução em off. O personagem ilustrado se movimenta, formando uma animação em espiral e se misturando no símbolo do infinito, o selo da campanha ESG da Globo. As peças terminam com a tagline‘ Fazer diferença é todo dia’.  

A cada duas semanas um novo filme entra no ar, retratando os demais compromissos: Compromisso #3: Investir no desenvolvimento contínuo e no bem-estar de nossos colaboradores, buscando ser, cada dia mais, uma empresa da qual todos se orgulhem de pertencer; Compromisso #4: Valorizar e proteger a biodiversidade, promover a consciência ambiental e respeitar os limites naturais do nosso planeta; Compromisso #5: Promover uma governança transparente e responsável, pautada pela essência Globo; Compromisso #6: Apoiar ativamente a educação como vetor de transformação do Brasil. 

.  Compromisso#1:

.  Compromisso#2: 

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!