Skip to main content

Em dezembro deste ano, a empresa começará a excluir contas inativas, com dois anos ou mais de desuso, mas antes, usuários receberão comunicado por e-mail

A partir de dezembro deste ano, Contas do Google com mais de dois anos de inatividade poderão ser excluídas. A política se aplicará apenas a Contas do Google pessoais e não afetará contas de organizações, como escolas ou empresas, ou contas com assinatura Google One.

A exclusão de contas inativas inclui, além de e-mails e o perfil do Google, o conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube e Google Fotos.

Antes dessa atualização, vários produtos do Google tinham cronogramas e meios diferentes para declarar contas inativas. A medida tem como objetivo ampliar a segurança na internet. Contas abandonadas são vulneráveis e, uma vez comprometidas, podem ser usadas por agentes mal intencionados para diversas ações, desde roubo de identidade até disseminação de spam.

Esse é um passo fundamental para garantir que as contas e credenciais do usuário permaneçam seguras em todo o ambiente digital. Mas, o Google vai adotar uma abordagem cuidadosa e o processo não será instantâneo e universal. Embora a política entre em vigor hoje (16), ela não afetará imediatamente os usuários com uma conta inativa. A exclusão começará apenas em dezembro de 2023.

Será adotada uma abordagem em fases, começando com contas que foram criadas e nunca mais usadas. Antes de excluir uma conta, serão enviadas várias notificações ao longo dos meses anteriores à exclusão, tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação (caso tenha sido fornecido).

Como manter uma conta ativa

Para evitar a exclusão, é necessário fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos. Se alguém fez login em sua Conta do Google ou em algum dos serviços recentemente, sua conta é considerada ativa e não será excluída. Como serviços, são consideradas as seguintes ações:

  • Ler ou enviar um e-mail;
  • Usar o Google Drive;
  • Assistir a um vídeo do YouTube;
  • Baixar um aplicativo na Google Play Store;
  • Usar a Busca do Google;
  • Usar o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.

Já o Google Fotos tem uma política de exclusão própria e precisa ser acessado de forma independente. Os usuários devem prestar atenção aos avisos da empresa e fazer login se necessário, para não perder dados arquivados.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.