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  • O programa de descarbonização busca economia significativa de energia e redução de 50% de CO2 em mais de 15 cervejarias e casas de malte da HEINEKEN em todo o mundo até 2025
  • Apoio à estratégia global da HEINEKEN com o objetivo de alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2 até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2040
  • Contrato de serviço de desempenho e monitoramento de cinco anos da Siemens para garantir a otimização contínua do projeto
  • A solução é escalável e foi projetada usando um gêmeo digital, otimizando os requisitos de aquecimento e resfriamento nos processos de produção e embalagem

A HEINEKEN, a cervejaria mais internacional do mundo, selecionou a Siemens como parceira para seu roteiro global de produção Net Zero, como parte das ambições da HEINEKEN de alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2 em todos os locais de produção até 2030.

As duas companhias trabalharão juntas em um programa de descarbonização de longo prazo, que fará com que a Siemens implemente soluções de seu portfólio Siemens Xcelerator a fim de reduzir o uso de energia em mais de 15 locais de produção de cerveja e malte da HEINEKEN, abrangendo instalações na Ásia, Américas e Europa. Locais adicionais serão incluídos em uma segunda fase.

A HEINEKEN e a Siemens colaboraram em um projeto inicial de consultoria e auditoria, usando um gêmeo digital para simular e analisar uma cervejaria da HEINEKEN no mundo virtual, identificando onde economias significativas de energia poderiam ser feitas. A simulação mostrou que aproximadamente 70% do uso de energia estava ligado ao aquecimento e resfriamento necessários para o processo de fabricação de cerveja. Ao otimizar e monitorar esses sistemas por meio de um programa de ponta a ponta, a Siemens estima economia de energia entre 15-20% e uma redução média de 50% no CO2 emitido em cada planta.

Dolf van den Brink, CEO da HEINEKEN e Presidente do Conselho Executivo, disse: “À medida em que continuamos a nos concentrar na nossa jornada para alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2, sabemos que devemos fazer movimentos ousados e ambiciosos para descarbonizar nossas operações globais. Assumir esse desafio com parceiros como a Siemens nos permite trazer conhecimento técnico e do setor para inovar rapidamente e em escala. Estamos animados por continuar esta jornada com parceiros que estão empenhados em ser pioneiros e em encontrar soluções de próxima geração, para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos de Net Zero.”

Para alcançar reduções direcionadas ao uso de energia e CO2, a Siemens implantará um programa de ponta a ponta de soluções e serviços que são escaláveis e replicáveis nas unidades de produção da HEINEKEN. Usando dados operacionais em combinação com o gêmeo digital em cada local, a Siemens projetará e implementará um sistema para eletrificar a produção de calor e resfriamento usando bombas de calor alimentadas por energia renovável, reduzindo a dependência de vapor gerado por combustíveis fósseis. O sistema será monitorado, controlado e otimizado usando algoritmos Siemens, que utiliza análises integradas para verificar dados da planta para reduzir os custos de energia e garantir a eficiência operacional.

“Estamos orgulhosos de ser um parceiro da estratégia Net Zero da HEINEKEN; uma jornada ambiciosa para alcançar a neutralização de gases de efeito estufa até 2040. Trabalhar com a HEINEKEN como parceira demonstra uma abordagem completamente nova para a descarbonização baseada em dados. Ao colaborar em um programa de ponta a ponta, podemos combinar hardware, software e análises para prever e entregar os resultados de longo prazo que são cruciais para todos os setores”, disse Matthias Rebellius, membro do Conselho Administrativo da Siemens AG e CEO da Smart Infrastructure.

Como parte do acordo de parceria de longo prazo, a Siemens também fornecerá um contrato de desempenho e monitoramento de cinco anos, conectando as cervejarias aos sistemas da Siemens que usam dados para monitorar remotamente os locais de produção, garantindo que as melhores decisões sejam tomadas durante a operação.

Da cevada ao bar, a HEINEKEN continua a se concentrar em ações concretas para reduzir suas emissões de carbono, trabalhando em estreita colaboração com clientes, consumidores e fornecedores. Entre 2018 e 2022, a HEINEKEN já havia reduzido as emissões totais de carbono nos escopos 1 e 2 em 18%. Para conseguir isso, em 2022 ela aumentou seu consumo de eletricidade renovável para 58% e atualmente está investindo em soluções de calor renovável para suas cervejarias.

Em 2023, as metas de zero líquido e FLAG – Floresta (Forest), Terra (Land) e Agricultura (Agriculture) da HEINEKEN – foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), tornando-se a primeira cervejaria global a superar esse marco de sustentabilidade. Para obter detalhes completos sobre as metas baseadas na ciência da HEINEKEN, consulte o site da SBTi.

 

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