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Neste ano, o Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil) comemora um quarto de século de contribuição à promoção do desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país. Fundado em 1998, ele acompanhou a evolução do segmento em diferentes meios, e desde então, tem estado no centro das transformações do mercado publicitário brasileiro.

Essa foi mais uma ideia visionária de Antônio (Toninho) Rosa, um profissional experiente no setor midiático e também fundador do Adnews, em uma época em que a internet ainda dava seus primeiros passos no país, com a conexão discada como realidade para a maioria dos usuários. Nesse contexto, Toninho Rosa idealizou a fundação de uma associação voltada à publicidade digital após uma viagem ao Japão em 1992, onde testemunhou o potencial global da tecnologia.

O ponto de partida foi a Associação de Mídia Interativa (AMI), mais tarde rebatizada como IAB Brasil, que nasceu com o objetivo de educar o mercado sobre a internet e suas potencialidades.

“Foi um momento extremamente propício para a criação e condução de projetos que pretendiam educar formalmente, estabelecer o diálogo, buscar recursos e fomentar a cooperação entre os diferentes agentes da cadeia de publicidade digital”, diz Toninho Rosa, fundador e ex-presidente do IAB Brasil.

Ao longo dos anos, o IAB Brasil se consolidou como um agente inovador, disruptivo e transformador no país, esclarecendo terminologias, estabelecendo padrões e boas práticas, e disseminando conhecimento. Atualmente, com mais de 200 associados e uma estrutura robusta, a entidade continua desempenhando um papel essencial na formação de profissionais, na geração de conteúdo e na busca por soluções sustentáveis e perenes para o segmento.

“Como uma organização setorial, temos que devolver algo de valor para a sociedade, como a geração de empregos, capacitação de profissionais, manuais de boas práticas, etc. Essa é a graça de trabalhar em prol de uma comunidade, de ter propósitos em comum e de desenvolver um impacto social que realmente faz a diferença, afirma Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Para Melissa Vogel, presidente do IAB Brasil, a instituição teve a oportunidade de acompanhar as transformações do segmento durante estes 25 anos, pautadas pelo respaldo técnico e pelos profissionais que auxiliam no desenvolvimento da publicidade digital.

O IAB Brasil é feito pelas pessoas. É uma inteligência coletiva que promove a inovação, aplica novidades no mercado brasileiro e contribui para o crescimento de toda a indústria, ressalta.

Agora, a associação se prepara para os próximos 25 anos de desafios e transformações. Com comitês de discussão, cursos, webinars e eventos para profissionais do mercado, a associação está comprometido em liderar o setor em direção a um futuro onde a inteligência artificial e outras tecnologias disruptivas vão transformar a publicidade digital, tornando-a mais eficiente e emocional.

O futuro reserva novos horizontes, com a IA transformando absolutamente tudo o que conhecemos. Será um momento instigante, em que a criatividade humana se mesclará com a tecnologia. E neste marco de 25 anos, reafirmamos nosso compromisso com a inovação, o desenvolvimento sustentável da publicidade digital e a busca constante por um mercado mais inclusivo e promissor”, completa Cris.

O IAB Brasil integra uma rede global presente em 45 países, que incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias online. Em 2023, comemora 25 anos de atuação no Brasil ao lado de representantes das principais empresas do mercado digital: veículos de mídia, agências, anunciantes, empresas de tecnologia, institutos de pesquisa e consultorias.

 

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