A primeira postagem da série analisou como funciona a classificação do feed do Instagram, fornecendo mais visão sobre como a plataforma se parece para combinar o conteúdo relevante com os interesses do usuário e como os criadores podem garantir que suas postagens cheguem às pessoas no aplicativo.
A pesquisa é uma consideração secundária a esse respeito, mas é uma superfície de descoberta importante, e se você está procurando maximizar sua presença no Instagram, precisa ter uma compreensão de todos os seus sistemas e como você pode se alinhar melhor com eles em sua estratégia.
Os fundamentos da pesquisa do Instagram são bastante diretos – o Instagram usa as palavras-chave que você insere no campo de pesquisa para destacar o conteúdo mais relevante, com o texto específico inserido sendo o principal dispositivo de correspondência.
Mas esse não é o único fator – ao fornecer correspondências de pesquisa relevantes para uma consulta, o Instagram leva em consideração três elementos principais:
- O texto que você insere – este, diz o Instagram, é “de longe” o sinal mais importante para a Pesquisa. “Tentamos combinar o que você digita com nomes de usuário, biografias, legendas, hashtags e lugares relevantes”.
- Sua atividade no aplicativo – além da correspondência básica de texto, o Instagram também classifica seus resultados de pesquisa com base em sua atividade anterior no aplicativo, incluindo as contas que você segue, as postagens que você visualizou e como você interagiu com determinados perfis no passado. “Normalmente mostramos contas e hashtags que você segue ou visita em maior número do que aquelas que você não faz”. Isso o ajudará a encontrar coisas nas quais você provavelmente terá interesse e a agilizar seu processo de descoberta.
- Popularidade de cada consulta – Por fim, o Instagram também leva em consideração a popularidade das correspondências para sua consulta ao classificar os resultados que exibe. Os elementos que podem influenciar isso incluem o número de cliques, curtidas, compartilhamentos e seguidores que uma determinada conta, hashtag ou lugar vê.
Portanto, sua atividade anterior desempenha um papel no aumento de sua presença de pesquisa IG, que é outro elemento a considerar para maximizar a descoberta. Construir sua presença ao longo do tempo e manter uma atividade regular pode ajudar a melhorar seu potencial de descoberta no aplicativo e garantir que seu perfil apareça em uma gama mais ampla de consultas.
O Instagram também observa que quaisquer contas, postagens e/ou hashtags que vão contra suas Diretrizes de Recomendações serão classificadas em uma posição inferior nos resultados de pesquisa.
“Contas que postam spam ou violam nossas diretrizes podem aparecer em uma posição inferior nos resultados de pesquisa e você pode ter que pesquisar seu nome de usuário completo para encontrá-los. Também equilibramos as pesquisas de tópicos delicados com medidas de segurança adicionais para garantir que não mostremos o que está relacionado a você conteúdo que pode ser prejudicial. “
Isso, por exemplo, veria o Instagram dando uma classificação mais baixa aos perfis que postam teorias de conspiração COVID-19, enquanto às vezes, também é visto a plataforma reduzir a presença de pesquisa de conteúdo sobre questões ou conflitos políticos. Isso, em alguns casos, provou ser problemático para o aplicativo no passado, mas do ponto de vista da marca e do marketing, a única preocupação real aqui (supondo que você não publique teorias de conspiração de seu identificador de marca) são os parâmetros de spam do Instagram e garantir você não infringe suas regras.
Ao revisar as diretrizes de recomendação do Instagram , os principais parâmetros importantes para as marcas, em termos do que o Instagram parece reduzir nas correspondências de pesquisa, são:
- Conteúdo que promove ou retrata procedimentos cosméticos
- Conteúdo com alegações de saúde exageradas, como “curas milagrosas”
- Conteúdo que tenta vender produtos ou serviços com base em alegações de saúde, como a promoção de um suplemento para ajudar uma pessoa a perder peso
- Conteúdo que promove modelos de negócios enganosos ou enganosos, como empréstimos salariais ou investimentos “sem risco”
- Conteúdo que pode ser sexualmente explícito ou sugestivo, como fotos de pessoas com roupas transparentes.
- Conteúdo que promove o uso de determinados produtos regulamentados, como tabaco ou vaping, produtos e serviços para adultos ou medicamentos
- Conteúdo não original que é amplamente reaproveitado de outra fonte sem agregar valor material
- Conteúdo que promove um concurso ou oferta
A maioria deles é bastante simples e lógica, mas vale a pena observar os dois pontos finais. Compartilhar memes pode fazer com que você goste, mas também pode penalizá-lo na descoberta, enquanto o Instagram também busca ativamente limitar o alcance, pelo menos no sentido de descoberta, de postagens de concursos/brindes.
Além desses insights, o Instagram também observa que está procurando expandir ainda mais suas ferramentas de pesquisa, o que também pode influenciar em como você aborda seu processo de otimização de descoberta.
Seguindo a expansão das opções de pesquisa no ano passado para mostrar um conjunto mais amplo de correspondências de palavras-chave relevantes, em vez de ser limitado a perfis, hashtags e locais, o Instagram também está procurando exibir uma gama ainda maior de resultados, com base em sua consulta.
“Estamos melhorando os resultados da pesquisa para exploração. Por exemplo, uma pesquisa por“ espaço ”também mostrará fotos e vídeos relacionados ao espaço. Isso é especialmente útil quando você não tem um nome de usuário ou hashtag exato em mente quando procurando por um determinado assunto.”
Como você pode ver neste exemplo, o processo de pesquisa atualizado do Instagram mostrará os resultados da postagem na primeira página ‘Principal’, ajudando a destacar o conteúdo específico relacionado à sua consulta, em oposição a uma lista de perfis e hashtags.
Você já pode acessar esses resultados tocando na exibição de correspondência de palavra-chave em sua consulta, mas o Instagram está procurando fazer isso mais do que um foco, ajudando a melhorar a descoberta e maximizar o envolvimento.
Finalmente, com base nessas informações, o Instagram também forneceu três recomendações para criadores e marcas que buscam maximizar seu potencial de descoberta no aplicativo:
- Use um identificador adequado e nome de perfil – os resultados de pesquisa do Instagram são combinados principalmente por texto, portanto, usar um identificador ou nome de perfil relacionado ao conteúdo de suas postagens “é sua melhor aposta para aparecer em pesquisas relevantes”. O Instagram também informa que se seus amigos ou fãs o conhecem por um determinado nome, “inclua esse nome em seu nome de usuário ou perfil para que apareça quando eles procurarem por você”.
- Inclua palavras-chave e locais relevantes em sua biografia – garantir que sua biografia inclua palavras-chave sobre quem você é e sobre o que trata seu perfil também ajudará a melhorar seu potencial de descoberta. “Se sua conta for específica para um local, como para uma pequena empresa, compartilhar sua localização em sua biografia pode fazer com que seja mais fácil para as pessoas em sua área encontrarem você”.
- Use palavras-chave e hashtags relevantes nas legendas – Este é um ponto de observação particularmente relevante: “Para que uma postagem seja encontrada na Pesquisa, coloque palavras-chave e hashtags na legenda, não nos comentários”.
O último ponto tem sido um assunto de debate entre os profissionais de marketing de mídia social, sobre se as postagens do Instagram têm melhor desempenho quando as hashtags estão na legenda ou no primeiro comentário. Aqui, o Instagram respondeu diretamente, fornecendo orientações claras sobre onde suas hashtags devem ser colocadas.
Claro, isso não necessariamente confirma que colocar suas hashtags em suas legendas irá maximizar o alcance da postagem, mas dado que irá maximizar suas oportunidades de descoberta na pesquisa, essa parece ser a abordagem ideal.
Há alguns bons conselhos aqui, que o ajudarão a entender como você pode otimizar sua abordagem no Instagram e criar estratégias de seus esforços na plataforma. E embora um nível de experimentação seja sempre recomendado, essas dicas ajudarão a orientá-lo no caminho certo para maximizar seu potencial de descoberta no aplicativo.
Traduzido do portal Social Media Today, por Andrew Hutchinson