Skip to main content

O McCann Worldgroup anunciou hoje que Javier Campopiano foi nomeado para o novo cargo de Global Chief Creative Officer do McCann Worldgroup e da McCann. Ele se reportará diretamente ao CEO do McCann Worldgroup, Daryl Lee, que também atua como CEO da McCann.

Campopiano será responsável pela liderança criativa na rede global do McCann Worldgroup, abrangendo mais de 100 países e 16.000 pessoas, trabalhando em estreita colaboração com líderes criativos, estratégicos e de negócios para conduzir o melhor trabalho criativo do mundo em nome dos clientes da empresa.

Amplamente reconhecido como um dos principais talentos criativos do setor, Campopiano ganhou fama mundial por seu papel na criação da campanha “It’s a Tide Ad”, que conquistou toda a premiação de 2019, ganhando um Black Pencil em D&AD, um Titanium Lion e o Gran Effie, entre outros. Mais recentemente, seus esforços inovadores para Pringles incluíram o primeiro personagem a deixar um videogame para interagir com jogadores na vida real e uma competição que oferecia a uma pessoa a chance de ser paga para trabalhar em um videogame como um personagem não jogável. Em dezembro, ele liderou a trilogia de curtas-metragens “Christmas Always Finds Its Way” para a Coca-Cola em associação com a Amazon e a Imagine Entertainment, expandindo os limites dos formatos criativos para um novo mundo de brand storytelling.

Campopiano foi um pioneiro de branded content com seus primeiros trabalhos para o Walmart, encomendando curtas-metragens centrados na chegada da delivery box do Walmart de três diretores, Nancy Meyers, Dee Rees e a comediante Melissa McCarthy. Ele também criou um trabalho de mudança cultural e catalisador de negócios para as maiores marcas do mundo, incluindo Volvo, Oreo, Crest, Ariel, Carlsberg, Nivea, Toyota, Sprite e Coca-Cola. Lee disse:

“Estou muito animado para trabalhar com Javi. Ele é uma alma gêmea do hemisfério sul, deixando sua marca no cenário global por meio de ideias que moldam o mundo para melhor. Sua criatividade não tem limites, seu trabalho desafia categorias e ele tem o reconhecimento para provar isso. Mas, acima de tudo, ele entende que uma cultura democrática profundamente inclusiva definirá a próxima geração de criatividade em nosso setor. Estou muito feliz por ele poder desenvolver essa cultura em uma escala épica aqui conosco no McCann Worldgroup.”

A função combinada de CCO representa o mais recente movimento da empresa para alinhar o amplo conjunto de soluções da rede McCann Worldgroup com o poderoso hub criativo da McCann. Para esse fim, Campopiano trabalhará em estreita colaboração com Suzanne Powers, que foi recentemente promovida a diretora de produtos do McCann Worldgroup com a missão de impulsionar a excelência do produto, garantindo que toda a organização tenha como objetivo gerar, nutrir e desenvolver seu produto criativo coletivo.

Campopiano comentou:

“Os últimos quatro anos foram dos mais gratificantes da minha carreira e, desde que conheci Daryl e a equipe, não parei de pensar nas infinitas possibilidades de ingressar em uma das mais completas e emocionantes construções de marcas e talentos em nossa indústria. Hoje em dia, todos nós temos duas funções na publicidade: criar excelência para as atribuições em que trabalhamos; e tornar nossa indústria um ímã para talentos novamente. E o McCann Worldgroup é um lugar empolgante para fazer essas coisas acontecerem.”

Campopiano atuou mais recentemente como diretor criativo mundial da Grey, onde supervisionou o produto criativo da empresa, ajudou a estabelecer e implementar a visão criativa e liderou o recrutamento dos melhores talentos. Anteriormente, ele trabalhou como Chief Creative Officer na Saatchi & Saatchi North America, onde transformou a reputação criativa do principal escritório de Nova York. Ele começou sua carreira na Ogilvy Argentina e se tornou Diretor Criativo Regional na América Latina para Ogilvy, Saatchi & Saatchi e FCB antes de se mudar para os Estados Unidos para se tornar Chief Creative Officer da FCB New York. Ele atuará como presidente do júri do Outdoor Lions no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions de 2023.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!