Skip to main content

Jeep se uniu à Trip para lançar o podcast Carbono Neutro. O tema já é parte do compromisso da marca quanto à sustentabilidade. Pioneiro no setor automotivo, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), que produz os veículos da Jeep Renegade, Compass e Commander, foi certificado neste ano como o primeiro complexo industrial multiplantas carbono neutro da América Latina.

Para incentivar ainda mais a discussão sobre o importante tema para toda a sociedade, o episódio reúne especialistas em uma roda de conversa para refletir ações sobre o Carbono Zero. O objetivo é entender a importância deste movimento para o meio ambiente e sustentabilidade, sobre como o setor privado e as pessoas se posicionam quanto ao tema, além de engajar as discussões e mostrar as ações dos especialistas e sugestões de mudanças de hábitos para todas as pessoas. O resultado do podcast está disponível nos canais Spotify e Deezer da Jeep e nas plataformas da Trip.

Foto: Divulgação/Triop

Apresentado por Felipe Solari, o programa contou com Fe Cortez, ativista ambiental, idealizadora do movimento Menos 1 Lixo, empreendedora e palestrante e defensora da Campanha Mares Limpos pela ONU Meio Ambiente no Brasil; Dominique Oliver, CEO e fundador da Amaro, e-commerce de moda, beleza e bem-estar, que foi fundada em 2012 e se tornou este ano 100% carbono negativo, o que compensa o dobro de carbono que emite; e Joice Nunes Ferreira, bióloga da Embrapa, que pesquisa sobre os usos da terra e os serviços ambientais na região Amazônica, mudanças na conservação da biodiversidade e estoques de carbono.

“O podcast da Jeep com a Trip Transformadores é muito relevante para debater e aproximar o tema super atual da sociedade. Os especialistas compartilharam reflexões importantes sobre atitudes para minimizar a emissão do carbono na natureza, abordam ações inovadoras de empresas e esclarecem dúvidas. Tudo para incentivar uma nova consciência entre as pessoas”, destaca Malu Antonio, gerente de Storytelling e Content da Stellantis para a América do Sul.

Em um debate de quase 50 minutos, os especialistas se intercalam para depoimentos, abordagem de soluções, iniciativas e inovações nas empresas e indústria em relação ao Carbono Zero e cases do Brasil e no mundo. Dinâmico, o podcast ainda traz curiosidades sobre o tema e dicas práticas de atitudes e mudanças de hábitos para todas as pessoas contribuírem com a diminuição do carbono no dia a dia, como redução do consumo de carne, reciclar o lixo, tomar banhos mais curtos, entre outras.

Joice Nunes Ferreira inicia o episódio explicando o conceito do Carbono Zero e quais as consequências do excesso de carbono na atmosfera. Já em uma de suas contribuições no podcast, Fe Cortez traz o case do Brasil e sua relação com o mundo.

“O ar não tem barreira. O que eu faço dentro do meu país hoje impacta em todos os países do mundo. Quando a gente pensa nas queimadas e desmatamento da Amazônia, não impacta só diretamente a Amazônia, impacta o Brasil inteiro (…) e o planeta todo”, destaca a ativista ambiental durante o programa de áudio.

Ações realizadas no Polo Automotivo

Além de o Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE) ter sido, em 2020, o primeiro complexo industrial multiplantas com certificação Carbono Neutro da América Latina, a planta principal, responsável pela produção do Jeep Renegade, Compass e Commander, já possui o Selo Ouro do Programa GHG Protocol Brasil desde 2017.

Inaugurado em 2015, o Polo já nasceu com um forte compromisso com a sustentabilidade. A planta foi pioneira em Aterro Zero no Nordeste. Todos os resíduos gerados no processo produtivo são enviados para reciclagem e reutilização, sendo a maior parte destinada para empresas da região, impulsionando o entorno do Polo e o desenvolvimento da cadeia de reciclagem local, com a criação de oportunidades de novos negócios. A unidade ainda tem destaque na gestação hídrica. Com uma Estação de Tratamento de Efluentes própria, consegue alcançar o índice de 99,5% de reuso de água utilizada no processo industrial.

Entre outras iniciativas da marca quanto à preocupação e valorização da natureza, o Programa de Biodiversidade tem como foco a conservação e o resgate da Mata Atlântica, bioma nativo da região onde o polo está instalado. Instalado numa área antes destinada à monocultura da cana-de-açúcar, o projeto promove o reflorestamento de 304 hectares de área verde e corredores ecológicos. O polo possui um viveiro próprio e tem como meta o plantio de 208 mil mudas até 2024. Já foram plantadas mais de 115 mil mudas de 295 espécies diferentes, 27 delas em extinção.

Trip Transformadores

O projeto multiplataforma da Trip é um movimento incessante de transformação que, desde 2007, convida a sociedade a refletir para entender com mais clareza as mudanças do mundo. Não por acaso, desde o seu lançamento, professa uma espécie de mantra segundo o qual trata-se de um movimento sobre e para pessoas que acreditam que “as coisas só estarão boas de verdade quando estiverem boas para todo mundo”.

Anualmente, a premiação homenageia dez brasileiros das mais distintas origens, idades, extratos sociais e campos de atuação que, por seu trabalho, ideias e iniciativas de grande impacto ou originalidade, ajudam a promover o avanço do senso de coletivo e a diminuir o sofrimento do outro. O Trip Transformadores identifica e ilumina a história de vida de pessoas que fizeram e fazem uma grande diferença positiva no mundo, inspirando líderes, gerando reflexões e produzindo mudanças profundas capazes de alcançar muita gente.

Escute o podcast Jeep + Trip Transformadores:

Spotify: Jeep + Trip Transformadores: Carbono Neutro – Podcast da Jeep | Podcast no Spotify

Deezer: Jeep + Trip Transformadores: Carbono Neutro – Podcast da Jeep – Deezer 

Leave a Reply