Skip to main content

A concessão do canal 32 da TV aberta foi cassada pelo Tribunal Regional Federal da 3º Região e afeta o projeto da Jovem Pan em lançar uma programação de notícias na televisão no segundo semestre de 2021. Anteriormente, o espaço era ocupado pela Loading, que foi descontinuada repentinamente em maio deste ano.

O caso é antigo e iniciou em 2013, quando a concessão era do Grupo Abril e abrigava a finada MTV. O canal foi vendido para a Spring Comunicações, mas de maneira irregular, porque não passou pelo processo de licitação para a concessão da emissora. A Abril, a Spring Comunicações e a União receberam uma multa de R$ 29 milhões, da qual cada um terá de pagar um terço.

Além da perda do sinal e da multa, a decisão atrasa o lançamento do canal devido à duração do processo do Ministério das Comunicações, que leva pouco mais de seis meses. Sendo assim, ainda que a Jovem Pan recebesse a concessão, a emissora só iria ao ar no ano que vem.

Fim da Loading

Em maio, o canal Loading demitiu todos os 60 funcionários e decidiu encerrar a programação de conteúdos inéditos. Segundo o site Na Telinha, a equipe foi dispensada porque a Kalunga, principal patrocinadora, retirou os investimentos aplicados na emissora e inviabilizou a produção dos programas.

De acordo com informações divulgadas pelos funcionários nas redes sociais, a demissão foi anunciada em uma reunião online e de maneira inesperada. Vários integrantes da equipe lamentaram o encerramento repentino e recorreram aos seus perfis no Twitter para pedir indicação de novos trabalhos.

Leave a Reply