Skip to main content

Antes de mais nada, os fãs de K-pop estão repercutindo nas redes sociais, ao pedir o retorno de centenas de músicas que foram retiradas do Spotify. Desse modo, o assunto entrou nos assuntos mais comentados do Twitter nesse fim de semana.

Neste domingo, 28, após negociação frustrada com a distribuidora sul-coreana Kakao M, o Spotify perdeu os direitos de licenciamento de diversas músicas de K-pop.

O desacordo iniciou, sobretudo, quando o Spotify lançou seu serviço na Coréia do Sul. Pois, a Kakao M, embora seja uma distribuidora de música, também possui seu próprio serviço de streaming de música local. Intitulado MelOn, o serviço possui 8,81 milhões de usuários ativos por mês.

Em outras palavras, a situação é consequência da estratégia da Kakao M para fazer com que seu serviço seja mais popular que o Spotify. Ainda mais que a empresa é a maior distribuidora de música do país, sendo responsável por 37,5% das canções apresentadas no Top 400 das paradas anuais de músicas da Coréia do Sul em 2020.

Devido a presença assídua dos fãs do gênero nas redes sociais, a repercussão do tema foi alta em diversos países, chegando nos assuntos mais comentados mundialmente.

Dentre os principais artistas afetados, estão Sistar, IU, Monsta X e Epik High. Confira abaixo a lista de artistas que tiveram todas suas músicas, ou parte delas, retiradas da plataforma:

Seja como for, as negociações seguem travadas, porque a Kakao M tem se posicionado de forma rígida, pois o Spotify é um concorrente do MelOn. Enquanto isso, os fãs seguem apreensivos, pois as músicas seguem indisponíveis.

Leave a Reply