Skip to main content

A obra do artista plástico e muralista Kobra em homenagem ao maior arquiteto da história do Brasil, Oscar Niemeyer, precisa ser restaurada. Instalado na faixada de um prédio na Praça Oswaldo Cruz, o grafite foi entregue em 2013, no aniversário de 459 anos da cidade de São Paulo.

O arquiteto homenageado por Kobra no grafite morreu em Dezembro de 2012 com 104 anos, um mês antes da obra ser apresentada. O rosto de Niemeyer ocupa 18 andares do prédio em que está localizado. O edifício Ragi Buainain é comercial e tem 74 salas. O artista falou um pouco sobre a importância da obra em entrevista dada ao G1:

“É um dos primeiros prédios a serem pintados com murais nesse formato na cidade de São Paulo, porque hoje a gente vê uma explosão de prédios, de arte espalhada por toda a cidade, mas esse prédio é um dos percursores, um dos locais onde esse movimento foi iniciado.”

O edifício em si, que foi construído em 1950, já está em manutenção. A avaliação de segurança do lado externo do prédio fez com que o grafite de Kobra ficasse marcado, prejudicando ainda mais a arte que já estava com a tinta desgastada. O sindico do prédio, Oswaldo Sansone Rodrigues Filho, comentou um pouco sobre a reforma que está sendo feita na construção:

“Cada x daqueles é uma trinca. E as partes que tem um quadrado ou um retângulo, são as partes que estão em processo de deslocamento, então precisa sofrer uma manutenção senão vai cair. É um processo natural de desgaste do revestimento”

Kobra quer restaurar a obra e devolvê-la nova em folha para São Paulo, mas lembra que quando foi feita, o dinheiro utilizado foi o de doações. Por conta do alto custo que uma restauração teria, o artista pede ajuda com os custos.

Leave a Reply