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Temporada mais aguardada do ano para o varejo, a Black Friday está prestes a começar, e os brasileiros já estão planejando suas compras para aproveitar ao máximo os descontos disponíveis. De acordo com uma pesquisa in-app realizada com usuários da Shopee, marketplace que conecta vendedores, marcas e compradores, os consumidores estão de olho em algumas categorias de produtos, como eletrodomésticos, eletroportáteis, áudios, eletrônicos e câmeras, mas pretendem investir em celulares e acessórios. Além disso, os dados do levantamento mostram que o ticket médio reservado para a data é de R$ 250.

A pesquisa aponta que itens de casa, cozinha e decoração também estão em alta na plataforma, com 39% dos entrevistados planejando adquirir produtos dessa categoria, o que representa um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Calçados e roupas femininas aparecem na sequência, com interesse de 29% dos consumidores, enquanto itens de saúde e beleza são atrativos para 27% dos compradores.

“Sabemos que celulares, eletrônicos e eletrodomésticos são o foco de muitos brasileiros para a data, mas percebemos que itens de casa e cozinha, bem como moda e beleza, também ganharam seu espaço nos últimos anos. A Black Friday vale para produtos de todas as categorias e marcas, nada precisa ficar de fora”, avalia Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee.

As motivações para fazer compras durante a Black Friday continuam as mesmas dos anos anteriores. Para 55% dos entrevistados, o objetivo é comprar itens que fazem parte de seus sonhos de consumo a preços menores. No entanto, 35% dos usuários estão de olho em produtos essenciais do dia a dia, refletindo um aumento de 6% em relação a 2022.

Mas, de acordo com a plataforma, o que os brasileiros querem mesmo é frete grátis e grandes descontos. Para 62% dos usuários, ter frete grátis em todos os produtos é o principal desejo, enquanto 49% esperam por grandes ofertas, como descontos de até 70% nos itens que desejam. Além disso, 27% dos usuários estão interessados em cupons de desconto que possam ser usados em qualquer produto, e 14% gostam de promoções no estilo Leve 3, Pague 2.

“O preço é o fator determinante. Notamos que, apesar do frete grátis ser a vantagem mais desejada pelo brasileiro, grandes descontos também colaboram para que o consumidor encha seu carrinho e finalize a compra”, pontua Lima.

O levantamento também mostra os principais hábitos de compra dos brasileiros durante a Black Friday. Quando se trata de pesquisar os melhores descontos, 36% dos consumidores escolhem o Google para essa finalidade. Outros 25% preferem buscar ofertas em aplicativos e sites específicos, enquanto 12% confiam nas recomendações de amigos e familiares. Apenas 5% dos entrevistados afirmam ser influenciados por ofertas vistas em redes sociais ou apresentadas por produtores de conteúdo.

A Shopee, plataforma global de comércio eletrônico, está pronta para oferecer aos consumidores brasileiros uma variedade de produtos e oportunidades de economia durante a Black Friday deste ano, focando em atender às demandas mostradas pelo levantamento e proporcionar uma experiência de compra conveniente, segura e divertida aos usuários.

 

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