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Empresa conta com IA para que marcas alcancem o público sem o uso de cookies.
Adnews
14.11.2023
A empresa espanhola Seedtag, líder global em publicidade contextual, tem crescido principalmente no Brasil e na América Latina. Em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais preocupados com sua privacidade ao usar a internet, a adtech surge com soluções que não armazenam dados e, da mesma forma, proporcionam criativos personalizados e contextualizados às marcas e agências.
A empresa, fundada em 2014, sempre foi focada em contexto, e com as questões em torno da privacidade e o fim dos cookies, tudo está caminhando para isso: 53% dos consumidores estão ajustando suas preferências para rejeitar os cookies ao navegar em determinados sites. A Liz, IA da Seedtag, tem um entendimento quase humano de todo o conteúdo da sua rede e consegue oferecer uma estratégia contextual para as marcas, baseada em dados.
Para isso, trabalha com três pilares: Tecnologia, Posicionamento e Criatividade, que juntos entregam essas estratégias. Estudos da Lumen Research já mostraram que alinhar contexto e criativo aumenta a atenção do usuário em 20% e o CTR (Click Through Rate), também conhecido como taxa de cliques, em 1,6 vezes.
A Inteligência Artificial Contextual da Seedtag (Liz) permite que as marcas se envolvam com os consumidores dentro de seu universo de interesse e sem o uso de cookies. Inclusive, a empresa possui o projeto Seedtag LAB, pelo qual gera insights para campanhas próprias e para a estratégia como um todo, analisando concorrentes, o problema, onde ela está bem posicionada, métricas de engajamento, direciona os anúncios e os torna relevantes aos usuários, refletindo seus interesses em tempo real. A empresa possibilita mudar a mensagem ou o produto, e apresenta produtos e mensagens diferentes, apenas com uso da IA.
Daniel Freixo, VP da Seedtag na América Latina. (Foto: Divulgação/Seedtag)
“A agência nos envia um KV (Key Visual) e, utilizando a IA, expandimos o criativo em 20% a 30%, aumentando a performance”, explica Daniel Freixo, vice-presidente da Seedtag na América Latina.
Recentemente, a adtech se uniu à Cielo, empresa referência em meios de pagamento, com o intuito de divulgar os serviços oferecidos ao mercado brasileiro e posicionar a marca como uma referência para seu público-alvo. Para isso, contou com o apoio do Seedtag LAB. Os resultados da campanha registram aumento de 63% na lembrança de anúncio online, 55% na associação de mensagem e 15% na positividade da marca.
No início do projeto, foram criadas estratégias contextuais exclusivas e sob demanda, conectadas aos principais valores da marca. Em seguida, foram desenvolvidos criativos para cada uma das segmentações criadas, garantindo que a marca se conectaria de maneira contextualizada com seus usuários, além de relatórios durantes e pós-campanha, que geraram insights contextuais para otimização da campanha e outros dados.
“A tecnologia da Seedtag consegue transformar as palavras em vetores numéricos, e esses vetores geram um território específico para a marca, podendo selecionar afinidade, entender o público, impressões, conteúdos, categorias. Dessa forma, o contexto entrega a publicidade no momento ideal e atinge a pessoa certa no momento certo”, ressalta Freixo.
A Seedtag cresceu 60% em 2022, e neste ano, já registrou um crescimento de 45%. O Brasil é o principal mercado de atuação da empresa na América Latina, seguido por México e Colômbia, tendo atuação também na Argentina, Chile, Peru e Miami (EUA). Provavelmente, será aberta uma sucursal na América Central no próximo ano. Atualmente, a empresa conta com cerca de 130 colaboradores na América Latina, dividas em áreas como vendas, operações, planejamento, marketing e finanças.
Empresa procura entender em quais contextos as marcas querem estar para adaptar os criativos. (Foto: Divulgação/Seedtag)
* Com supervisão de Jéssica Bitencourt | Foto de capa: Divulgação/Seedtag
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