Skip to main content

Considerado o maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, a Liga Esportiva NESCAU anuncia squad de atletas-embaixadores de 2023 e novas versões itinerante do evento por todo o país. O campeonato, que entre 2015 e 2022 investiu em torno de R$ 24 milhões para ser cada vez mais plural e acessível — tornando-se o primeiro grande evento esportivo no país a não segregar modalidades convencionais e adaptadas a pessoas com deficiência, agora, renova seu compromisso de incentivar a atividade física e promover a valorização do esporte, com investimento de mais de R$ 15 milhões até 2025. 

A Liga Esportiva NESCAU já impactou a vida de mais de 45 mil crianças e adolescentes, além de 5 mil professores, com a participação de cerca de 1.500 instituições de todos os cantos do país. Só no ano passado, a iniciativa proporcionou 510 horas de prática esportiva, contando com 35 opções de esportes, entre modalidades, oficinas e desafios. 

Com o compromisso de atingir mais 35 mil pessoas neste ano, garantindo 52% de participação feminina e 7% de crianças e adolescentes com deficiência (um percentual que representa mais que o triplo da parcela PCD dessa faixa etária na população brasileira, de acordo com o último Censo), a Liga Esportiva NESCAU 2023 apresenta um rol de peso de embaixadores, 12 nomes de grande destaque no esporte brasileiro: Rayssa Leal (skate), Falcão (futsal), Flavia Saraiva (ginástica), Verônica Hipólito (atletismo paralímpico), Etiene Medeiros (natação), Julia Rosado (futebol), Sophia Medina (surfe), Daniel Amorim, o Amorinha (skate), Daniel Dias (natação paralímpica), Bboy Luan San (breaking), Raissa Rocha Machado (atletismo paralímpico) e Gean Sampaio (educação física).

Gabriela Guerreiro, Head de Bebidas da Nestlé Brasil, conta:

“Há 90 anos presente na vida dos brasileiros, Nescau se fez sinônimo de sabor e nutrição inconfundíveis. Mas nosso propósito vai além: a partir de todo o alcance e proximidade que tem uma marca tão querida, desejamos mobilizar a sociedade para fazer a diferença na vida de crianças e adultos. Por isso o esporte é nossa bandeira. Ele convida ao autoconhecimento, respeito ao próximo e reconhecimento dos próprios limites, além de derrubar barreiras físicas e emocionais; tudo através da diversão e da equidade. O esporte empodera crianças e famílias. E a Liga se torna o principal viabilizador dessa união entre envolvimento e diversidade: acessível e inclusiva, imprime para a marca a construção de valor contínuo através de um compromisso sólido com o presente e o futuro das pessoas. Sabemos que nossa causa extrapola os campos e quadras, porque o impacto social é transformador.”

O calendário da Liga em 2023 já deu a largada, desde fevereiro, com ativações nos pontos de venda em dezenas de cidades do país e que prometem seguir em funcionamento até dezembro, oferecendo chute a gol, minigolfe e outras versões reduzidas de modalidades esportivas para o público. Essa é uma maneira de apresentar o esporte e sua diversidade aos jovens brasileiros. 

Outra grande novidade deste ano são as Mini Ligas, que percorrerão cidades como Araras, no interior de São Paulo, Imperatriz, no Maranhão, e Recife, em Pernambuco. Assim, NESCAU ajuda a resgatar o valor do esporte e a importância de torná-lo desejável e acessível entre as novas gerações, tão impactadas pela privação das práticas esportivas imposto pelo isolamento durante a pandemia dos últimos dois anos. 

Já a grande competição poliesportiva da Liga, assim como o Summit, evento destinado a profissionais de educação física, está prevista para o mês setembro, em São Paulo. 

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.