Skip to main content

Reprises são uma febre no Brasil. Novelas, séries e filmes antigos continuam fazendo muito sucesso em streamings, tv aberta e tv fechada. Mas, é fato que alguns desses clássicos reproduzem cenas de assédio de forma naturalizada, como cantadas “engraçadas”, beijos roubados que representam paixão e o famoso “fiu-fiu”, considerado elogio.   Para alertar sobre esses conteúdos com assédio naturalizado, a L´Oréal Paris, que luta há décadas ao lado das mulheres, criou a “Classificação Educativa”, uma plataforma open source que ajuda a identificar e classificar diferentes tipos de assédio em conteúdos televisivos. 

A iniciativa é parte do projeto “StandUp: contra o assédio nas ruas”, movimento global de conscientização e treinamento antiassédio desenvolvido pela L’Oréal Paris em parceria com a ONG Right to Be que oferece um treinamento gratuito para auxiliar pessoas a intervir com segurança diante de situações de assédio, tanto como testemunha quanto como vítima.  

Criada pela WMcCann, a “Classificação Educativa” foi feita com base na metodologia de treinamento do “StandUp”, que se provou eficaz diminuindo em 17% os casos de violência, e listou oito tipos de assédio diferentes que poderiam estar presentes nas obras, como comentários inapropriados, olhares inadequados, gestos indesejados, toques não consentidos, humilhação pública, entre outros. Com a ação, o objetivo da marca é seguir seu comprometimento em acabar com o assédio dando mais um passo, agora contra a naturalização do assédio nas ruas. Confira:

Laura Parkinson, diretora de L´Oréal Paris no Brasil, explica:

“Com o lançamento da plataforma StandUp entendemos que nosso papel vai além de alertar e falar sobre as situações de assédio nas ruas. É primordial partir da educação como motor de transformação da sociedade. O ‘Classificação Educativa’ vem para complementar essa história, expandindo o horizonte do ensino do tema, mostrando como atos e ações que antes eram naturalizados devem passar a ser olhados com cuidado e atenção. Funciona como mais uma forma de alerta contra o assédio. L’Oréal Paris, que tem a missão de apoiar o empoderamento feminino, quer seguir por esse caminho, o de reforçar o valor de cada mulher em sua caminhada.” explica Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil.”  

As primeiras obras a passarem pela classificação serão em parceria com a Vix, streaming da Televisa, uma das maiores produtoras de novelas do mundo. O objetivo é que outras plataformas possam aderir também. Antes da exibição dos conteúdos, aparece o alerta e um convite para o público fazer o treinamento gratuito disponível na plataforma “StandUp”. 

Mariana Sá, CCO da WMcCann, comenta:

“Criamos o ‘Classificação Educativa’ entendendo todo o cenário da marca, que vem fazendo o uso da educação como uma forte arma para combater o assédio. Se, em um primeiro momento da iniciativa, com o lançamento do treinamento ‘StandUp’, tivemos o Paywall Down, onde trouxemos clareza sobre os temas, agora queremos mostrar como o assédio naturalizado em conteúdos também deve servir como um alerta educativo. Até porque nos conteúdos antigos isso está muito presente.”  

Além dos alertas na exibição das obras, o projeto também está oferecendo cursos antiassédio para emissoras de TV, produtoras e outros canais de streaming com a intenção de romper com a perpetuação do assédio naturalizado em qualquer tipo de conteúdo audiovisual. 

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.