Skip to main content

No 10º aniversário do Meta Connect, celebrado nesta quarta-feira (27), o CEO e fundador do grupo, Mark Zuckerberg, compartilhou como a ascensão da inteligência artificial e das tecnologias do metaverso estão remodelando a maneira como a sociedade vivencia os mundos físico e digital. Embora o mundo físico ao nosso redor seja incrível, é a combinação desses dois mundos que agora define a realidade. Por isso, Zuckerberg também aproveitou a ocasião para detalhar os avanços da empresa em três áreas principais, que contamos para você abaixo.

#1 Meta Quest 3
A Meta vai lançar o Meta Quest 3, primeiro headset do mundo projetado para realidade mista. Com o dobro do poder de processamento gráfico do Quest 2, o modelo também é o primeiro dispositivo do mundo a apresentar a nova plataforma Snapdragon XR2 Gen 2, que a empresa ajudou a desenvolver, em colaboração com a Qualcomm Technologies. O dispositivo é totalmente independente, não necessitando de um PC ou console, nem de baterias. Ele compreende e promete expandir seu espaço físico, permitindo a interação com o mundo real e virtual ao mesmo tempo.

O Quest 3 vai oferecer conteúdo para todos os gostos, com mais de 100 novos jogos e experiências chegando este ano, muitos deles já adaptados para a realidade mista. Como também será compatível com as versões anteriores, o headset dará acesso a uma vasta biblioteca de mais de 500 experiências de realidade virtual e mista, desde o primeiro dia de lançamento. E com o Xbox Cloud Gaming chegando ao Quest em dezembro, será possível jogar Halo Infinite, Minecraft Legends, Forza Horizon 5 e centenas de outros jogos Xbox de alta qualidade em uma enorme tela 2D que você pode levar para qualquer lugar.

Custando a partir de US$ 499,99, o Quest 3 começará a ser comercializado em 10 de outubro em países selecionados, mas o Brasil ainda não está na lista. Os amantes de tecnologia poderão adquirir o produto nos Estados Unidos, em alguns países da Europa e até mesmo no Japão!

Mark Zuckerberg anuncia avanços em IA e realidade mista no 10º Meta Connect

Meta Quest 3 será primeiro headset do mundo com realidade mista. (Foto: Divulgação/Meta)

#2 Inteligência Artificial
Embora este esteja sendo um ano incrível para a inteligência artificial, grande parte das pessoas ainda não experimentaram essa nova tecnologia. Mas, a Meta pretende mudar isso, criando uma IA de última geração em aplicativos que bilhões de pessoas já usam.

O nome do projeto em questão é AI Studio, uma plataforma para a criação de IAs que podem ser usadas em diversos contextos, como encontrar informações, comunicação, entretenimento, jogos e muito mais. A empresa também está desenvolvendo IAs com personalidade, opiniões e interesses únicos para tornar as interações mais envolventes. Na prática, as pessoas poderão interagir com essas IAs em todo o universo de produtos da Meta. Elas terão perfis no Instagram e no Facebook, e conversarão no WhatsApp e no Messenger. Eventualmente, elas também serão incorporadas como avatares no metaverso.

A Meta já criou algumas IAs próprias usando o AI Studio, que começarão a ser implementadas nos EUA hoje, em versão beta. A tecnologia usa um modelo personalizado baseado no Llama 2 e tem acesso a informações em tempo real por meio de uma parceria com o Bing Search. Além disso, o novo modelo de geração de imagens do grupo está integrado ao Meta AI, para gerar gratuitamente imagens realistas de alta qualidade em segundos.

Além disso, o AI Studio permitirá que os desenvolvedores criem IAs para os serviços de mensagens da Meta. A empresa também está criando um sandbox para possibilitar que pessoas que não sabem programar também possam criar suas próprias IAs; está trabalhando em uma maneira para que os criadores de conteúdo desenvolvam IAs que os representem e ajudem a envolver e aumentar suas comunidades, e para que as empresas possam criar IAs que interajam com seus clientes e ajudem nas vendas e no atendimento. Uau!

Porém, a Meta está adotando algumas medidas para garantir a segurança e responsabilidade dessas IAs, incluindo o treinamento e o ajuste fino dos modelos para que se adequem às diretrizes da empresa, a formação de equipes internas e de especialistas externos para ajudar a garantir que os modelos sejam mais seguros e inclusivos, a programação de grades de proteção para evitar conversas inadequadas e o compartilhamento público dos cartões do sistema para que as pessoas entendam melhor como esses modelos funcionam.

Mark Zuckerberg anuncia avanços em IA e realidade mista no 10º Meta Connect

AI Studio possibilita que as pessoas criem suas próprias IAs. (Foto: Divulgação/Meta)

#3 Óculos Inteligentes Ray-Ban Meta
Em parceria com a EssilorLuxottica, a Meta está lançando a próxima geração de óculos inteligentes Ray-Ban Meta, projetada para que você possa ficar conectado e capturar o momento sem precisar pegar o celular, além de poder compartilhar com facilidade suas experiências com amigos, familiares ou com o mundo.

O novo modelo permite transmissões ao vivo diretas para o Facebook e Instagram, sendo os primeiros óculos a apresentar o Meta AI integrado. No próximo ano, será lançada uma atualização gratuita para que os óculos inteligentes possam entender o mundo ao redor e ajudar com informações em tempo real, como a tradução de uma placa ou uma localização específica.

Com preços a partir de US$ 299, a Coleção de Óculos Inteligentes Ray-Ban Meta será lançada em 17 de outubro em 15 países, mas a lista também não inclui o Brasil.

Mark Zuckerberg anuncia avanços em IA e realidade mista no 10º Meta Connect

Nova linha de óculos inteligentes será lançada em parceria com a Ray-Ban. (Foto: Divulgação/Meta)

A Meta afirma estar focada em tornar essas tecnologias acessíveis a todos e úteis para milhões, e eventualmente, bilhões de pessoas. As novidades anunciadas estão abrindo caminho para a integração entre o mundo físico e virtual, com o objetivo de criar experiências mais ricas e significativas para o público.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????