Pedro Araújo é o novo CCO da DPZ
O executivo passa a integrar o board da agência e se reportará diretamente ao presidente, Benjamin Yung, o BJ
Se você pesquisa sobre Marketing Digital, sem dúvidas já ouviu falar sobre Marketing de Afiliados e suas especificações. Afinal, apenas em 2020, as vendas através do marketing de afiliados cresceram…
Adnews
03.12.2021
Se você pesquisa sobre Marketing Digital, sem dúvidas já ouviu falar sobre Marketing de Afiliados e suas especificações.
Afinal, apenas em 2020, as vendas através do marketing de afiliados cresceram cerca de 72% segundo o Awin Report 2021, um dos maiores nomes no segmento.
Esses dados trouxeram ainda mais visibilidade para a modalidade e despertou o interesse das empresas que ainda não a aplicam.
Mas, o que é, de fato, o Marketing de Afiliados e como essa modalidade realmente funciona?
Essas e outras perguntas serão respondidas com propriedade durante o artigo de hoje.
Por isso, se quiser saber tudo sobre o Marketing de Afiliados, bem como os principais tipos de divulgação e os principais canais, continue a leitura!
Em poucas palavras, Marketing de Afiliados é uma modalidade de Marketing Digital que utiliza afiliados, ou parceiros de divulgação, para aumentar as vendas.
É uma relação “ganha-ganha” entre as empresas e os afiliados.
Isso porque as empresas podem vender mais produtos sem precisar contratar mais funcionários celetistas.
Já os afiliados, por sua vez, recebem comissões com altas porcentagens a cada venda realizada.
O Marketing de Afiliados funciona como uma parceria entre empresas que querem aumentar suas vendas e profissionais que desejam uma renda extra.
Ou até mesmo uma renda principal divulgando produtos e recebendo comissões.
Simples, não acha?
Um detalhe interessante sobre essa modalidade é que produtos digitais como ebooks, consultorias, mentorias e cursos online também podem ser divulgados.
Dentre todas as vantagens do Marketing de Afiliados, a que se destaca é o baixo custo de aquisição e manutenção das equipes que divulgam os seus produtos.
Afinal, não existe relação de trabalho formal e, caso a equipe não atinja as metas de venda, a estratégia do negócio não será prejudicada.
Além disso, outros benefícios do Marketing de Afiliados, são:
Existem muitas estratégias de divulgação para afiliados.
Mas as mais comuns são os custos por atividades realizadas pelo usuário, como você pode notar a seguir.
A sigla CPC nada mais é do que Custo por Clique e, como o próprio nome sugere, os afiliados recebem uma quantia cada vez que um usuário clicar no seu anúncio ou link.
O Custo por Ação pode ser considerado um “passo a mais” do cliente no seu funil.
Afinal, nessa modalidade o usuário precisa, além de clicar em algo anunciado, realizar outra ação mais “valiosa”, como se cadastrar em um evento ou baixar um material gratuito.
Nos casos de banners, o Custo por Mil Impressões é o mais recomendado, sendo que a empresa paga o anunciante quando 1000 impressões são atingidas.
Por isso, nesse caso, quanto mais tráfego no site do afiliado, maior será sua remuneração e maior visibilidade a empresa contratante terá.
Por fim, uma das maiores remunerações é o Custo por Venda, sendo um modo de comissão por cada venda realizada, cujo valor dependerá das especificações de cada empresa.
Apesar de todas as remunerações serem incentivos válidos para que os afiliados se mantenham engajados e animados, conquistar um nível satisfatório de engajamento nem sempre é fácil.
Para melhorar a qualidade das entregas do time de produto, responsável pela gestão de produtos digitais, existe a definição de OKR para times de produto.
Estudar mais sobre essa ferramenta de Objetivos e Resultados Chave, do inglês Objectives and Key Results (OKR) pode fazer toda a diferença no ambiente e resultados de uma empresa.
Existem muitas possibilidades para divulgação de produtos como afiliado, como:
É importante que todas as métricas sejam registradas, nem que seja em tabelas no Excel, tanto pelo afiliado, quanto para o empresário ou sua equipe.
Afinal, só é possível estipular remuneração, para manter o controle acerca dos números de impressões, com uma organização de dados bem definida.
E isso acontece, por exemplo, nas funções básicas do Power BI, da Microsoft.
Empresas como Amazon, Magazine Luíza, Nuvemshop, Hotmart e Eduzz utilizam, com sucesso, estratégias de Marketing de Afiliados.
Todas essas são empresas grandes e, sem dúvidas, estratégias de Marketing de Afiliados contribuem para o crescimento e posicionamento da marca no mercado.
Como você pôde perceber, o Marketing de Afiliados é uma ótima maneira de conseguir maior visibilidade para as marcas no mercado digital, é uma aliada à fonte de renda dos afiliados, que ganham conforme sua performance.
Se você quiser saber mais sobre dicas de marketing não deixe de conferir o blog!
O executivo passa a integrar o board da agência e se reportará diretamente ao presidente, Benjamin Yung, o BJ
Profissional traz ampla experiência na creator economy para potencializar os resultados da empresa e de seus clientes
A GALERIA.ag, uma das maiores agências de publicidade do país, anunciou uma parceria inédita com a Adobe para a implementação completa do GenStudio — solução que une inteligência artificial, automação criativa e gestão de ativos.
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.