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O ano de 2021 teve diversas mudanças se comparado a 2020. A chegada da vacina para a população permitiu a volta gradual de eventos, ainda que com todas as precauções diante do coronavírus. Resolvemos entrevistar a agência de marketing de influência, ID. Impulso Digital, para saber como foram essas mudanças e entender melhor a participação em eventos de final de ano. 

A representante, Gigi Grandin, é especialista em Gestão de Marcas pela FGV-SP e possui MBA de Marketing Digital pela ESPM-SP. Com mais de 10 anos de experiência com marketing de influência e gestão de campanhas digitais para marcas, Gigi hoje é sócia-fundadora e diretora da ID. Impulso Digital, agência especializada na assessoria de carreira de influenciadores e na curadoria e gestão de campanhas publicitárias digitais.

Gigi Grandin | Foto: Thais Marin

Como funciona a participação do marketing de influência em eventos de final de ano?

O marketing de influência representa uma parcela importantíssima da publicidade nas datas relevantes para o comércio. No fim de ano, com Black Friday, Natal e Ano Novo, essa relevância aumenta significativamente e a agenda dos influenciadores fica bastante concorrida. Existem diversos casos de marcas que desejam anunciar e não termos a disponibilidade do influenciador para realizar a publicação. Quando temos contratos de longo prazo com algum anunciante, costumamos já acionar esta marca contratante no terceiro trimestre para perguntar se ela deseja reservar as datas para garantir a publicação.

Como a pandemia impactou o planejamento dessas ações?

O fluxo de trabalho aumentou muito. As grandes marcas normalmente têm as verbas de marketing out of home provisionadas no planejamento anual e, com a pandemia, boa parte dessa verba foi destinada ao digital. A demanda aqui na ID. Impulso Digital aumentou em 320%.

Como funciona o cronograma de eventos de fim de ano?

O nosso cronograma de fim de ano começa com as demandas de Black Friday, onde realizamos todas as ações até a cyber Monday e depois enviamos os relatórios de resultados. Durante a execução dessas ações, já vão acontecendo as contratações e planejamento de Natal e Réveillon e aí o trabalho não para. Temos entregas de ações para dias como 24 e 31 dezembro e até mesmo 1º de janeiro. No Marketing de influência não existe feriado e nem folga, temos que aproveitar todas as oportunidades.

Como é o relacionamento com as marcas?

O relacionamento é feito sempre via agência, não colocamos o influenciador e a marca em contato direto pois nós somos a ponte conciliadora que equilibra todas as expectativas que a marca tem ao contratar um influenciador para estrelar sua campanha com a viabilidade de execução que o talento tem a disposição.

Um dos pilares da Impulso Digital é a sustentação da credibilidade, tanto do influenciador quanto das marcas que trabalham conosco. Por isso, esse intermédio é tão importante pra garantir que os criadores de conteúdo estejam confortáveis em comunicar aquela mensagem para seu público, e a marca esteja satisfeita com os processos e resultados.

Quais as tendências dos eventos para o fim deste ano?

Ainda estamos em um período nebuloso onde não temos certeza de muitas coisas. O surgimento de novas variantes, as medidas de segurança e as barreiras sanitárias são uma realidade e, minha única certeza é que o digital se manterá em crescimento exponencial e ainda mais forte.

Quais mudanças foram mais sentidas nessas ações entre 2020 e 2021?

A principal delas foi o fluxo de trabalho. Muitas marcas que nunca haviam trabalhado no marketing de influência viram dentro dessa vertente a única possibilidade de se manter relevante mediante ao ambiente pandêmico e isso aumentou muito o volume de trabalho da agência e de todos nossos agenciados. Também tivemos a extinção temporária dos eventos presenciais e os infinitos testes PCR para a volta das diárias de gravação.

O que esperar do marketing de influência em 2022?

Novas redes estão surgindo para trazer ainda mais diversificação dos formatos de trabalho e para dar voz a mais pessoas que antes eram anônimas. Antes da pandemia, grande parte das publis estavam apenas dentro do Instagram e do Youtube, mas em 2020 e 2021 o Twitter e o TikTok tiveram uma parcela significativa nessa distribuição e, em 2022, com certeza essa pulverização de formatos será ainda maior. Recebemos, nesse final de ano, nossa primeira ação dentro do Pinterest, que mostra que essa diversificação de conteúdos está começando a ser fomentada.

Eu tenho certeza de que nosso mercado se tornará ainda mais profissional, estável e próspero. Os últimos dois anos trouxeram um aprendizado gigante que foi absorvido por todos envolvidos e, que está tornando o dia a dia muito mais fluido e lucrativo para as marcas, influenciadores e agências. Tanto que o crescimento pela busca de profissionais experientes em marketing de influência é um dos fatores que mostra o crescimento desse mercado e o desejo das marcas em trabalhar com influenciadores.

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