O processo de digitalização, que já estava em crescimento, ganhou grande relevância em 2020. Essas informações nos fazem pensar sobre a revolução pela qual o setor de marketplace tem passado.
No Brasil, a demanda por compras online também cresceu significativamente. De acordo com uma pesquisa da Ebit/Nielsen, aumentou em 14% o número de pedidos de itens de supermercado por aplicativos somente em julho de 2020.
Diante desse cenário, varejistas têm identificado a oportunidade de investir no marketplace, já que a recorrência de compras pela internet desses produtos tem aumentado cada vez mais.
Mesmo que, no Brasil, o acesso à internet seja precário em muitas regiões, ainda assim é possível que pequenos e médios estabelecimentos comerciais apostem no mercado online como mais uma oportunidade de expansão do negócio.
Tendências de marketplace para 2021
Como já dissemos, o marketplace é um negócio promissor e empresas que apostarem nesse novo formato colherão bons frutos. Mas, para isso, é fundamental ficar por dentro das tendências e direcionar ações com mais assertividade.
Em primeiro lugar, é de extrema importância implantar um site responsivo, seguro, com diferentes opções de pagamento, políticas antifraude e estratégias eficazes de marketing e atendimento. Essa é a base para qualquer negócio online.
Omnichannel
As operações em multicanais online e offline estão entre as principais tendências. O famoso omnichannel tem como ponto crucial manter o mesmo padrão e qualidade dos processos em ambientes físicos e digitais.
Isso quer dizer que o consumidor deve ter a mesma experiência de comunicação e compra no site e no estabelecimento físico. Isso garante a unidade da marca e a credibilidade dos processos, o que gera autoridade e fidelização.
Dessa forma, é necessário trabalhar com a integração de ambientes para que o cliente se sinta confortável de escolher o canal de compra, não porque é melhor, mas porque é mais cômodo, de modo a não fazer diferenciação entre online e offline.
Logística
As políticas de entrega de produtos também sofreram mudanças durante a pandemia e impulsionaram a criação de um novo cenário. O foco aqui é em facilitar a vida do cliente e otimizar processos.
Por essa razão, é importante investir em plataformas de supermercado online que categorizem a abrangência geográfica do público. Como exemplo, vamos citar a Menu, plataforma de supermercado online que conecta varejistas e fornecedores.
Com ações voltadas para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o prazo de frete é de até 48h a partir da validação do pagamento. A concentração nessas duas regiões permite o gerenciamento mais dinâmico de entregas e facilita a vida do cliente.
E nem precisa ser nada complicado. Por exemplo, quando a pandemia for controlada, uma campanha de compra pelo site e retire na loja já diminui o seu custo logístico e ainda facilita a vida do usuário.
Controle de operações
Além de estratégias omnichannel, inserção de produtos em sites otimizados e melhora das políticas de frete, a tendência de marketplace para 2021 é a construção de estratégias de marketing e publicidade eficazes.
Para se destacar diante da concorrência, será preciso criar canais de comunicação personalizados e linguagem apropriada para o público-alvo. Ainda seguindo o exemplo da Menu, a plataforma também oferece esse diferencial.
Ela possibilita o destaque de produtos em promoção, além de proporcionar vitrine inteligente. Serviços de publicidade podem ser explorados no Menu Ads, que centralizam o gerenciamento de anúncios de vários canais e mídias.
Como você percebeu, o futuro do marketplace é promissor e renderá sucesso, comodidade e facilidade para comerciantes e clientes. Para fazer parte desse processo, conte com a parceria de startup especializada no segmento e boas vendas!
Marketplace que une comerciantes e indústrias
Aproveitando essa tendência, um exemplo de oportunidades é a Menu, marketplace criado desde 2016 e que vem transformando o mercado de foodservice brasileiro.
A Menu é a primeira e maior plataforma de marketplace exclusiva que une distribuidores e indústrias do mercado com os estabelecimentos comerciais. São mais de 30 mil produtos e 2 mil anunciantes que ajudam a facilitar o abastecimento dos estabelecimentos de São Paulo e Rio de Janeiro.
2021 é um ano importante para o mercado digital e as tendências são positivas para as compras online