Skip to main content

Com o intuito de reconhecer e iluminar práticas inovadoras na educação brasileira, o Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação está de volta e entre os dias 10 de outubro e 7 de novembro, os interessados poderão se inscrever para participar do movimento. Como novidade, a 2ª edição da premiação apresenta novas categorias: ‘Estudantes’, ‘Educadores’ e ‘Empreendedores, Criadores e Organizações Inovadoras’, o que permite que diferentes perfis concorram ao prêmio.

Além de projetos disruptivos de Educação Básica (iniciativas para o Ensino Fundamental II, Ensino Médio e/ou Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação profissional/técnica; e Educação não formal), trabalhos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I também foram incluídos no edital. Com isso, toda a Educação Básica está agora abarcada na premiação. O valor total da premiação será de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,2 milhão dividido entre os seis vencedores da 2ª edição do prêmio e R$ 300 mil para Desafio LED – Me dá uma luz aí!, destinado a jovens estudantes, com previsão para acontecer no primeiro semestre de 2023. As inscrições para a premiação podem ser realizadas no site www.movimentoled.com.br. 

Os critérios de qualificação das iniciativas se baseiam em quatro principais pilares que se aderem à lógica do Prêmio: Inovação, Impacto, Escala e Replicabilidade e Rigor Metodológico. Todos os projetos semifinalistas são avaliados pela ponteAponte – empresa especializada em desenvolvimento de editais de impacto social e parceira técnica do Movimento LED. Na sequência, os selecionados seguem para uma entrevista com um comitê técnico e pareceristas altamente comprometidos com a educação. A PwC, empresa focada em qualidade, independência, transparência e metodologia avançada, também está junto com o Movimento LED e vai fazer a auditoria de todas as etapas do processo de seleção.

E para reverberar ainda mais a abertura das inscrições e seu edital, um filme criado especialmente para esse momento será veiculado no intervalo das programações da TV Globo e canais por assinatura da empresa. O compositor carioca Carlos Cardoso Farias, mais conhecido como MC Estudante, foi convidado para compor e interpretar, junto com a MC Soffia, a música da peça. Em um harmonioso jogo de palavras e rimas, a mensagem fala que pessoas com iniciativas na área da educação são bem-vindas para inscrever seus projetos no prêmio, basta ser maior de 18 anos. As redes sociais da Globo e Fundação Roberto Marinho também embarcam na campanha com informações sobre a iniciativa, ampliando a voz do Movimento LED.  

O Prêmio tem o propósito de mapear, reconhecer, amplificar, disseminar e iluminar as práticas inovadoras que estão potencializando o futuro da educação no Brasil. Na primeira edição, recebeu mais de 3.400 inscrições e foram reconhecidos em R$ 200 mil cada um dos seis projetos brasileiros selecionados. Iniciativas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Paraíba se tornaram conhecidas do grande público através do programa ‘Especial LED Luz na Educação’, veiculado na TV Globo, no último mês de junho, e disponível no Globoplay.

Confira o vídeo feito pela Globo:

Os vencedores e finalistas do Prêmio do Movimento LED se tornaram embaixadores do LED e as metodologias dos seus trabalhos podem ser conhecidas através do site.

O Movimento LED – Luz na Educação está em linha com um dos compromissos assumidos publicamente pela Globo, recentemente, com a agenda ESG. O projeto é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho em parceria com Atlas da Juventude, CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), Porto Digital, UNESCO, Unicef, Todos pela Educação, Vale do Dendê, além de apoio institucional do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação).

Para mais informações sobre o edital, acesse www.movimentoled.com.br

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!