Skip to main content
Renata Simões

Renata Simões é diretora de Conteúdo Criativo para América Latina e Ásia da Getty Images, responsável por supervisionar a criação de conteúdo criativo para os dois mercados, além de gerenciar a equipe de colaboradores para orientá-los na criação de conteúdo relevante e vendável.

A representação visual desempenha um papel fundamental para destacar e impulsionar as conquistas das mulheres empreendedoras. Entre os recursos visuais da Getty Images mais populares no Brasil, as imagens que mostram mulheres empreendedoras cresceram 18% em relação ao ano passado, enquanto as imagens que mostram mulheres trabalhando em pequenas empresas cresceram 15% no mesmo período. Num mundo que reconhece cada vez mais o poder e o potencial do empreendedorismo feminino, a necessidade de uma representação visual autêntica se mostra essencial como nunca. 

O Brasil, especialmente, está testemunhando um aumento no empreendedorismo feminino. Segundo uma reportagem recente da Folha de São Paulo, o ano de 2023 revelou um número recorde de 10,6 milhões de mulheres empresárias no país. Estas mulheres não estão apenas contribuindo para o crescimento econômico, mas também quebrando barreiras e criando um futuro mais inclusivo para os negócios. 

Pensando nisso, nós trabalhamos com o colaborador brasileiro Ândres Oliveira para capturar a essência das mulheres empreendedoras. Através de suas lentes, desvendamos suas histórias e a natureza multifacetada das jornadas empreendedoras. 

O primeiro ensaio apresenta uma estilista dona de um estúdio. As imagens de Ândres resumem o seu espírito criativo e o sentimento de orgulho que ela sente pelo trabalho, celebrando a paixão partilhada com a sua equipe, bem como a precisão e o talento artístico que as mulheres trazem para o mundo do empreendedorismo. 

No segundo ensaio, Ândres captura uma empresária dando uma palestra em uma conferência. Este retrato dinâmico não só incorpora a crescente influência das mulheres no mundo dos negócios, mas também serve como uma poderosa fonte de inspiração, encorajando outras pessoas a prosseguirem as suas aspirações empreendedoras e conquistarem posições de liderança. 

Ao longo dos dois ensaios, selecionamos elementos-chave que sustentaram as narrativas. Os locais foram escolhidos por sua abundante luz natural, meticulosamente alinhados com o clima e a paleta de cores desejadas do guarda-roupa. Nossas modelos foram cuidadosamente selecionadas para atender necessidades distintas, garantindo representatividade para mulheres negras e brasileiras de meia-idade na esfera empreendedora. A cobertura abrangente foi alcançada por meio de fotografia e vídeo, proporcionando aos clientes diversos meios para construir suas narrativas pessoais. 

Os ensaios celebram a resiliência e a determinação das mulheres empreendedoras, ao mesmo tempo que reforçam a importância de representações visuais diversas e fortalecedoras. Estas histórias, contadas através das lentes de Ândres, permitem que as marcas utilizem estas narrativas para inspirar as mulheres a perseguirem os seus sonhos empreendedores e deixam claro que a diversidade não é apenas uma necessidade, mas um componente essencial do mundo empreendedor. 

Você quer se inspirar em mais ensaios sobre mulheres empreendedoras? Confira-os nesta seleção feita pela Getty Images.