O aplicativo Mulheres Positivas e o Movimento Stand Up, da empresa global de cosméticos L’Oréal Paris, passam a oferecer no Brasil um treinamento gratuito para prevenção de assédio em locais públicos.
O módulo de treinamento é realizado dentro do próprio app Mulheres Positivas. Com cerca de dez minutos, apresenta às usuárias diversas situações de assédio tais como “Toques e abraços indesejados”, “Comentários inadequados sobre o seu corpo”, “Insinuações sexuais” e “Humilhação pública”, dentre outras.
As situações são ilustradas com vídeos que trazem dicas de como se comportar para combater o assédio.
O aplicativo é o parceiro local para a ação global Stand Up da L’Oréal Paris, que pretende treinar 1,5 milhão de pessoas no mundo para se tornarem “Upstanders” – pessoas que reagem ao vivenciar ou presenciar situações de assédio. O objetivo é construir uma cultura em que o assédio nas ruas seja inaceitável.
No app Mulheres Positivas é possível acessar um vídeo informativo sobre o movimento, protagonizado pela atriz Taís Araújo.
Nele há uma assustadora estatística: 88% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio em locais públicos.
Autodefesa e auxílio às vítimas
O Movimento Stand Up começou no exterior, a partir da parceria entre a L’Oréal Paris e a ONG ‘Right To Be’, que nasceu em 2005 e em 2015 realizou o maior estudo internacional sobre assédio nas ruas, em parceria com a Cornell University.
Para Fabi Saad, empreendedora e fundadora do Mulheres Positivas, parceiro do movimento no Brasil, “o assédio em espaços públicos é uma experiência que desvaloriza mulheres e homens de todas as orientações sexuais, culturas e crenças, fazendo-os duvidar de suas próprias experiências”, diz. “Quanto mais pessoas souberem se defender e ajudar as vítimas a se livrar de situações embaraçosas e constrangedoras, melhor”, conclui.
Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil, acrescenta que sofrer ou presenciar uma situação de assédio desperta medo, desconforto e paralisa, seja para quem está diante da cena ou sofrendo com o ato, fazendo com que não saibamos como reagir.
“Com o Stand Up, nossa ambição é criar um pacto social por meio da educação da não aceitação dessa realidade tão triste, principalmente para mulheres. É nosso dever enquanto marca feminina e líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade através da educação, debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador”, diz.
O Caminho Delas
O treinamento contra o assédio em espaços públicos chega ao app Mulheres Positivas na sequência do lançamento de outra ferramenta, denominada ‘O Caminho Delas’, que, por meio de geolocalização, aponta, em um mapa colaborativo, locais onde já ocorreram episódios de assédio e violência contra mulheres.
Por meio da ferramenta, lançada inicialmente no Rio de Janeiro em julho deste ano, as usuárias podem reportar situações vivenciadas ou presenciadas para auxiliar outras mulheres em seus deslocamentos. A funcionalidade, desenvolvida pela agência BETC Havas, está disponível gratuitamente no app Mulheres Positivas, com apoio da TIM.
Para fazer parte do movimento, acesse este link e baixe o app Mulheres Positivas.
Foto: Atriz Taís Araújo protagonista do vídeo informativo do Movimento Stand Up no Brasil (Foto: Divulgação)
Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!