Skip to main content
Eliane Munhoz

Eliane Munhoz, criadora do Blog de Hollywood, trabalhou em estúdios produtores de conteúdo como Sony, Paramount e Warner. Além do Blog, onde você fica sabendo tudo sobre os últimos lançamentos do cinema, séries de TV e streaming, premiações e red carpets, possui um quadro sobre o assunto na Manhã do Ronnie na Rede TV, e apresenta o Markket Cine no Canal Markket.

Eu admiro cineastas que são fiéis a um estilo- do tipo que você vê o filme e já sabe que é dele. É o caso de Woody Allen, Martin Scorsese, Alfred Hitchcock, M. Night Shyamalan (salvo alguns tropeços). E também é o caso de Jordan Peele. Ele já teve dois grandes sucessos com  Corra! e Nós (meu preferido até agora). E também com a série Além da Imaginação (disponível na Prime Video). Agora, mais um de seus filmes misteriosos está chegando aos cinemas. Estreia nessa quinta nos cinemas Não! Não Olhe!. É uma estranha mistura de terror, ficção científica e faroeste.

Algumas coisas bizarras começam a acontecer numa cidade do meio do deserto da Califórnia. Num deles, os irmãos feitos por Keke Palmer e Daniel Kaluuya, perdem o pai. Eles possuem um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões inspirado no velho oeste, que é de uma ex-celebridade infantil (Steven Yeun). Só que mais coisas cada vez mais estranhas começam a acontecer no local. E isso vai colocar em risco todos os que estiverem por lá.

O que achei do filme?

O filme começa com um macaco ensanguentado, o que por si só já é estranho. O macaco irá aparecer outras vezes na história, mas na verdade sua aparição – pelo menos para mim – ficou meio sem sentido. Talvez seja uma mensagem de não mexa com aquilo que não conhece… Mas de qualquer maneira, Não! Não Olhe é uma produção eficiente. Dá sustos, provoca nojo, e tem vários momentos de suspense. Não só isso, também vai provocar algumas risadas. E, claro, homenagear Hollywood e a presença negra na indústria.

É difícil analisar o filme sem entrar em detalhes. Só que Não! Não Olhe é aquele tipo de história que quanto menos você souber, melhor. Uma experiência cinematográfica “na veia”, rsrs. Mas, é possível falar das várias inspirações/ influências do diretor. Desde O Ataque dos Vermes Malditos, Contatos Imediatos do terceiro Grau, passando por Fim dos Tempos (aliás, o filme tem uma certa vibe de Shyamalan). E até de Um por Deus, Outro pelo Diabo, que inclusive ganha uma homenagem com um pôster numa parede.

Mas, é preciso deixar claro que o filme demora para começar a engrenar. E isso fica ainda mais evidente com as atuações extremadas de Keke Palmer e Daniel Kaluuya. Aliás, para mim, com exceção de Judas e o Messias Negro, ele é sempre limitado. Uma boa surpresa foi Brandon Perea  (de The OA) como o vendedor Angel. Mas o filme tem ainda várias participações muito especiais. A estrela de TV dos anos 80, Donna Mills, Osgood Perkins, e Keith David, de filmes de terror de John Carpenter. Também tem uma ceninha com Barbie Ferreira, conhecida por todos de Euphoria. Só isso já é um grande atrativo.

Eliane Munhoz

Para saber mais sobre filmes e séries, acesse blogdehollywood.com.br