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As vendas de tokens não fungíveis saltaram para mais de US$ 17 bilhões em 2021, de acordo com um novo relatório da empresa de dados NFT Nonfungible.com. O estudo, desenvolvido com a empresa de pesquisa L’Atelier, de propriedade do BNP Paribas, disse que a negociação de NFTs atingiu US$ 17,6 bilhões no ano passado, refletindo um aumento de 21.000% em relação ao total de US$ 82 milhões em 2020.

NFTs são ativos negociáveis ​​que rastreiam quem possui um determinado item digital – digamos, uma obra de arte ou avatar de videogame – no blockchain. Eles entraram no meio mainstream em grande estilo no ano passado.

Um token representando uma colagem do artista digital Beeple foi vendido por um recorde de US$ 69 milhões em um leilão da Christie’s, enquanto coleções populares como o Bored Ape Yacht Club atraíram compradores de celebridades de Jimmy Fallon a Snoop Dogg. “Vimos um crescimento exponencial no ano passado”, disse Gauthier Zuppinger, cofundador da Nonfungible.com, ao site americano CNBC.

O número do Nonfungible.com para o total de transações NFT em 2021 é menor do que algumas outras estimativas. Uma projeção anterior da empresa de análise de blockchain Chainalysis colocou o valor em mais de US$ 40 bilhões.

Zuppinger diz que isso se deve à própria metodologia da empresa para medir volumes legítimos de negociações NFT. Os dados do Nonfungible.com excluem transações envolvendo bots e wash trading, uma prática em que os investidores compram e vendem simultaneamente um ativo para inflar artificialmente a atividade do mercado.

Embora os proponentes acreditem que os NFTs sejam uma forma valiosa de provar a propriedade do conteúdo digital, os críticos dizem que o mercado atraiu comportamentos predatórios. Os participantes são frequentemente encorajados a especular sobre os preços, e há evidências de seu uso crescente para lavagem de dinheiro e outras atividades ilicitas.

Mude para o ‘metaverso’

Mais de 2,5 milhões de carteiras de criptomoedas pertenciam a pessoas que detinham ou negociavam NFTs em 2021, de acordo com a pesquisa do Nonfungible.com, contra apenas 89.000 um ano antes. O número de compradores subiu de 75.000 para 2,3 milhões.

As pessoas também ficaram melhores em ganhar dinheiro com NFTs, de acordo com o relatório, com os investidores gerando um total de US$ 5,4 bilhões em lucros com as vendas de NFTs no ano passado. Mais de 470 carteiras conseguiram obter lucros superiores a US$ 1 milhão, disse o Nonfungible.com.

A categoria mais popular de NFTs foram os colecionáveis, que representaram US$ 8,4 bilhões em vendas. NFTs de jogos como Axie Infinity representaram a segunda maior categoria, acumulando US$ 5,2 bilhões em vendas. Houve também uma mudança de foco no final do ano para o chamado metaverso, com vendas de terrenos digitais e outros projetos no espaço atingindo US$ 514 milhões.

O hype em torno do metaverso – espaços compartilhados propostos nos quais os usuários podem interagir com objetos virtuais e uns com os outros – ganhou força após o rebranding do Facebook para Meta e a compra da RTFKT pela Nike, que fabrica tênis virtuais.

Qual o proximo para os NFTs?

Daqui para frente, Zuppinger não espera que o valor geral das transações NFT cresça tão dramaticamente este ano. Os volumes atingiram uma média de US$ 687 milhões por semana até agora em 2022, disse ele, ligeiramente acima da média de US$ 620 milhões por semana no quarto trimestre de 2021.

“O interessante é que estamos vendo menos pessoas, menos compradores, menos vendas”, disse Zuppinger.

“A comunidade global pode ter diminuído por causa da especulação e da perda de interesse em colecionáveis. Mas o mercado global ainda é muito alto e o valor de alguns desses ativos continuou a aumentar.”

Zuppinger prevê que mais grandes empresas e instituições financeiras entrarão no mercado, enquanto mais ativos especulativos começam a desaparecer. Várias grandes marcas, incluindo Visa e Nike, entraram no movimento NFT em 2021.

Essa matéria é uma tradução da escrita por Ryan Browne para o site CNBC.

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