Skip to main content

Imagine uma empresa que, da noite para o dia, perde o próprio co-fundador e CEO, além do apoio da maioria de seus funcionários! Não parece uma situação agradável para um fim de semana, mas foi isso que aconteceu com a OpenAI.

O conselho da empresa que está por trás do ChatGPT demitiu, na última sexta-feira (17), o CEO Sam Altman. De acordo com o próprio conselho, o ex-CEO não foi “franco em suas comunicações”, o que gerou uma perda de confiança por parte dos membros seniores da empresa.

A decisão do conselho gerou reações negativas dentro da OpenAI, incluindo a saída imediata do ex-presidente Greg Brockman, que contou com apoio de mais de 500 funcionários em solidariedade a ele e Sam.

Sam e eu estamos chocados e entristecidos com o que o conselho fez hoje, postou Greg em sua conta oficial do X (anteriormente conhecido como Twitter).

Em uma carta aberta, os funcionários declararam que estavam dispostos a seguir Altman e Brockman, que migraram para a Microsoft, a menos que o conselho os reintegrasse à OpenAI. Em um gesto confiante, eles confirmaram que a empresa criada por Bill Gates tem espaço para acomodar todos eles.

“O processo através do qual vocês demitiram Sam Altman e afastaram Greg Brockman do conselho ameaçou nosso trabalho e comprometeu nossa empresa. Suas ações deixaram claras que vocês não têm a competência para supervisionar a OpenAI”, escreveram os funcionários.

Entre os signatários da carta está Ilya Sutskever, cientista-chefe da OpenAI e membro do conselho que, a princípio, concordou com a demissão e comentou que “não tomaria medidas drásticas a menos que sentisse que era absolutamente necessário”. Após a polêmica, Ilya voltou atrás com sua decisão e declarou que “não tinha a intenção de destruir a empresa”.

Além de Sutskever, a diretora de tecnologia Mira Murati, que assumiria como CEO, também assinou a carta, o que levou a OpenAI a oferecer o cargo para Emmett Shear, cofundador da Twitch, que aceitou. Entretanto, essa decisão também gerou controvérsias, com funcionários se recusando a participar de uma reunião de emergência após o anúncio. Shear, além de ter declarado que a situação foi mal conduzida pela OpenAI, ressaltando o comprometimento de Altman e Brockman na construção da empresa, contratou um investigador independente para averiguar o caso que levou à demissão de Sam.

Enquanto isso, na Microsoft, principal investidora da OpenAI, a relação parece mais estável. Sam Altman agora lidera a equipe de inteligência artificial da empresa. Apesar da controvérsia, Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirmou que a empresa manterá seus laços com a proprietária do ChatGPT, anunciando inclusive uma nova colaboração pessoal com a OpenAI.

Quais foram os motivos reais?

Os motivos por trás da demissão permanecem no campo das especulações, mas de acordo com a jornalista Kara Swisher, Altman e Sutskever estavam em desacordo com a direção que o conselho estava seguindo no desenvolvimento e na comercialização da OpenAI. O ex-CEO tinha o interesse em expandir a empresa para o setor de hardware e criar um chip de inteligência artificial, possivelmente para competir com a NVIDIAA abordagem de Altman foi vista como impulsiva pelo conselho da empresa, que tem ideais mais cautelosas. Kara compartilhou as informações em uma série de tweets.

“Fontes me dizem que a direção do lucro da empresa sob Altman e a velocidade de desenvolvimento, que poderia ser vista como muito arriscada, e o lado sem fins lucrativos dedicado a mais segurança e cautela estavam em desacordo. Uma pessoa do lado de Sam chamou de “golpe”, enquanto outra disse que era o movimento certo”, comentou a jornalista.

* Com informações da BBC, Fast Company, Exame e O Globo | Foto de capa: Reprodução/Internet

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????