Skip to main content

Neste ano de 2021, o mercado financeiro tem sido surpreendido constantemente com as compras de arquivos NFT, principalmente pelos altos valores envolvidos. Desde o primeiro desenho de Rick e Morty, até o primeiro túite do CEO do Twitter, milionários estão pagando milhões de dólares nesse formato de arte, mas você sabe tudo sobre o NFT?

A tecnologia NFT (Non-fungible token, ou “Token não-substituível”, em tradução livre) é um sistema de autenticação de qualquer arquivo digital que é 100% único, não pode ser forjado e, graças à blockchain, torna-se público. Em outras palavras, com esse sistema, um arquivo de qualquer formato passa a ter um registro que garante sua propriedade e autenticidade.

Valorização da arte

Entre as principais aplicações do NFT, está o incentivo a arte e remunerar os artistas. Sendo assim, artistas de diferentes seguimentos ganham além das altas cifras, também maior visibilidade. Vale ressaltar que os compradores dos arquivos, veem o arte comprada como promissora, de forma o arquivo será uma obra de arte mundialmente conhecida.

Por que artes em NFT são tão caras?

Atualmente, artes digitais como por exemplo músicas ou ilustrações, são comercializadas constantemente. Porém, os registros que garantem a originalidade e a autenticidade, são realizados em cartório, ou seja, são limitados a locais. Contudo, o arquivo NFT possui um registro público universal e confiável, em que está seu real valor.

Ou seja, caso alguém queira comprar a arte, mesmo que replicada, ela não terá a arte original, pois ela pertence ao proprietário do arquivo. Por exemplo, uma pessoa pode comprar uma réplica da Monalisa, mas assim como o arquivo NFT, só existe uma obra original.

NFT

NFT propões novas oportunidades

Considerando a lógica do NFT, qualquer conteúdo virtual pode ser comercializado através de um registro universal. Em outras palavras, diversas oportunidades podem ser aproveitadas pelo público, desde comprar o primeiro túite do presidente do Twitter, até projetos nunca finalizados de grandes artistas.

Atualmente, diversas instituições e celebridades entraram no mercado, por exemplo, a NBA, maior liga de basquete do mundo, lucrou mais de US$ 230 milhões neste ano, somente com vendas de NFT. Logo após, Jack Dorsey, fundador do Twitter, vendeu seu primeiro túite por US$ 2,9 milhões.

Porém, essa nova tendência deve crescer ainda mais neste ano, na medida em que artistas e instituições conhecidas mundialmente entrarem no mercado. Desde um pôster de Vingadores, até uma cena de algum jogo virtual, quanto mais popular for o arquivo NFT, mais pessoas estarão dispostas a pagar milhões por ele

NFT

O mercado de NFT

Diversas pessoas milionárias que estão atentas ao mercado, passaram a comprar arquivos NFT, visando uma revenda. Ou seja, embora ainda não existe certeza se o mercado de NFT irá se popularizar ainda mais, oportunistas já comprar as artes digitais com o objetivo de revender em curto ou médio prazo, mas com uma boa margem de lucro.

Assim como as vendas de NFT costumam ser realizadas através de criptomoedas, outra característica dos compradores desse formato de arquivo, é a certeza de que o arquivo irá valer mais em um futuro próximo. Desse modo, embora o valor pago seja alto, os compradores possuem convicção que fizeram um ótimo negócio.

Sendo assim, as especulações sobre quanto vale um NFT pode influenciar diretamente no mercado. Vale ressaltar o post de Elon Musk sobre o caso da Gamestop, em que o túite de Musk multiplicou o valor das ações da empresa.

Como funciona as compras de NFT?

A fim de evitar golpes, e garantir a autenticidade do arquivo, as transações que envolvem NFT ocorrem de forma regularizada. O principal meio de compra e venda do arquivo, são os leilões virtuais silenciosos, em que o NFT fica em leilão por um determinado período, no qual as o valor sobe rapidamente.

Existem marketplaces especializados e certificados que oficializam essa transação de forma contratual, como OpenSea, Mintable, Nifty Gateway e Rarible. Sendo que, as transações costumam ocorrer através de criptomoedas.

A tecnologia blockchain

Tendo em vista a autenticidade do arquivo e das transações, além das criptomoedas utilizadas, a tecnologia blockchain é fundamental nesse negócio. Esse sistema, permite rastrear o envio e recebimento de informação pela internet.

A tecnologia nada mais é, do que pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas. Dessa forma, o sistema permite o funcionamento e transação das criptomoedas, assim como o arquivo permite que a proposta do NFT seja real.

Portanto, o proprietário de um arquivo NFT, pode rastrear quem utiliza ele, e cobrar por usos comerciais indevidos, por exemplo.

NFT

Maior venda de NFT e futuro do mercado

Até o momento, a maior venda de NFT é a coleção “Everydays: The First 5000 Days”, de Mike Winkelmann, o Beeple. Que conta com mais de 5 mil, comprada por 69 milhões de dólares. Desse modo, a obra se tornoua terceira obra mais cara de um artista vivo no mundo, mesmo sendo uma arte digital.

Sendo assim, ainda é impossível mensurar até quanto uma arte digital pode custar. Visto que, o NFT já é uma nova tendência no mercado e deve movimentar ainda mais dinheiro neste ano.

Leave a Reply