Skip to main content

É impossível contar a história do skate brasileiro sem dois elementos: o Parque Ibirapuera e o Ibiraboys. O Parque foi o maior foco de resistência do skate da capital paulista e, durante a década de 70, o grupo surgiu como a primeira geração de skatistas do Brasil, representando a luta contra a opressão nos anos 80, época em que o esporte se tornou ilegal em São Paulo. Durante toda a luta para reconquistar os espaços e revogar a proibição, os atletas não possuíam um local adequado para a prática – até hoje. Ressignificando o novo momento para a modalidade, após cinco décadas sem um espaço dedicado aos apaixonados pelo skate, a Nike, junto com a Urbia, inaugura o primeiro skate park na história do Parque: um marco importante para o Ibirapuera e a comunidade do skate.

A entrega faz parte da segunda etapa do projeto da marca em parceria com a gestora do Parque Ibirapuera. Em junho, foram entregues pela marca esportiva cinco novos espaços esportivos e gratuitos para os frequentadores do Parque: um campo de futebol society revitalizado, duas quadras de basquete e duas quadras de areia.

Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil, diz:

“A Nike acredita no poder do esporte como agente transformador da sociedade, por isso, a ampliação do acesso e a democratização do esporte é fundamental para tornar o esporte um hábito diário na vida das pessoas. Sabendo da forte conexão entre o skate e o parque, nada mais justo do que tornar real a luta dos skatistas paulistanos. Esperamos que o novo espaço consiga impulsionar e trazer ainda mais fãs para a modalidade.”

A construção tem forma de “street/pista” com simulações de espaços urbanos e conceitos de pistas próprias para o esporte, contemplando rampas e obstáculos sob medidas técnicas para o skate. A estrutura possui 600m2 de área construída, com luzes de LED nos obstáculos, trazendo uma experiência única aos frequentadores. Localizado na Ladeira da Preguiça, próximo ao Portão 5, o desenvolvimento do projeto contou com a expertise da PUG Skateparks, empresa especializada em projetos de pista de skate junto a profissionais gabaritados no esporte.

“Nosso objetivo é fomentar diferentes modalidades esportivas no Ibirapuera. No início da nossa gestão, realizamos pesquisas e identificamos que uma das principais necessidades dos skatistas era a construção de um local específico para a prática do esporte. A entrega da pista, por meio dessa parceria com a Nike, vai ao encontro da nossa meta de contribuir para o fortalecimento do skate na capital”, afirma Samuel Lloyd, diretor da Urbia.

O evento de inauguração da pista contou com os mestres de cerimônia Sandro Testinha, fundador da ONG Social Skate, e Pipa Souza, skatista e uma das principais vozes do skate feminino. Pelo lado dos atletas, tivemos a presença dos skatistas Gabi Mazetto, Vinícius Costa e Leo Adrian. No som, os DJ’s Sophia, Kefing e Sono TWS animaram a noite de todos que estavam presentes.

Para o momento da celebração, dez skatistas foram convidados para realizarem Jam Sessions em 6 rounds para eleger os melhores de acordo com 5 categorias de habilidade década a década: 1ª geração (1975-1985): Speed, 2ª geração (1985-1995): Air (tricks in quarters), 3ª geração (1995 – 2005): Tech, 4ª geração (2005 – 2015): Combos e 5ª geração (2015 – presente): Flow.

Os jurados das Jam Sessions foram Roger Mancha, lenda do skate e técnico da Seleção Brasileira de Skate, Marcos Hiroshi, skatista profissional e jurado da CBSK, e Grazi Oliveira, skatista, comunicadora, apresentadora e influenciadora do skate feminino. Após o término da Jam Sessions, aconteceu o Tricks for Shoes, desafio aberto para 10 skatistas do público em três obstáculos diferentes da pista. As melhores manobras foram contempladas com um produto da Nike SB.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!