Na noite do último domingo (11), o Los Angeles Lakers conquistou seu 17º campeonato da NBA. O título trouxe um pouco de alegria para os fãs, em um ano extremamente agitado por causa da pandemia do covid-19 e da injustiça racial que continua a assolar os americanos. A Nike e Wieden + Kennedy fizeram questão de lembra essas lutas na comemoração da vitória dos Lakers.

Sobre a campanha

A campanha justapõe o sucesso e a derrota da última temporada, incluindo os acontecimentos dentro do esporte, como a chegada de Anthony Davis dos Pelicans no ano passado que acabou se tornando uma dupla lendária com LeBron James, e até acontecimentos históricos como a pandemia do novo coronavírus que atingiu o mundo inteiro.

Durante todo filme a marca enfatiza esses dois lados: erros e vitórias. De um lado um mergulho reverso de LeBron. Mas de outro lado, as cenas de adversidade impostas pelo mundo lá fora – testes COVID, máscaras, jogadores da NBA defendendo o Black Live Matter. De fundo uma narração, em uma trilha de piano comovente, narrando os altos e baixos:

“Nesta temporada, nós vencemos. Mas, nós perdemos. Mas nós vencemos. Mas perdemos muito. Então nós vencemos. Mas perdemos. Perdemos novamente. Mas vencemos! Vencemos de novo! Então vencemos de novo! E porque perdemos muito, esta vitória significa muito mais.”

Fãs lembram Kobe Bryant

Apesar de não mostrar na história narrada na campanha, vale lembrar uma das maiores perdas do ano para o time, para os fãs e para todo o mundo do esporte: o falecimento de Kobe Bryant e sua filha Gianna em janeiro. Nas redes sociais, os fãs comentam no post da postagem mensagens como, “Isto é para você Kobe Bryant, RIP” e “Esta grande tristeza que tenho passado desde a morte de Kobe e Gigi, parece que foi levantado depois que o Lakers ganhou o campeonato esta noite. Estou muito orgulhoso desta equipe. Vocês conseguiram!”.