Skip to main content
  1. Em 2021, uma agência de propaganda será mais que uma agência de propaganda: Será uma construtora de reputações.

Nós, agências de propaganda, somos uma estrutura única em termos de atuação. Somos profissionais que valorizam as ideias. Ideias que viram histórias. Histórias tão envolventes que atingem direto o coração, o cérebro e o bolso dos consumidores. E, o mais importante, ideias que criam marcas fortes. Reputações sólidas. Para sempre.

 

  1. Em 2021, ter uma grande história de marca será o decisivo fator competitivo para as organizações.

As pessoas exigem um bom motivo se conectarem à sua marca, para comprarem seus produtos, para trabalharem na sua empresa, para fazerem negócios com ela, para fazerem negócios por ela. O melhor motivo que você pode dar a eles é a sua história, seu propósito, sua visão. E, lembre-se: Todo mundo pode copiar tudo o que você faz. Mas nunca a história que você tem.

 

  1. Em 2021, empresa que não tiver uma história para contar é porque não tem uma estratégia para competir.

Uma grande história organiza a empresa. Uma grande história inspira. Ela faz com que todas as pessoas da organização busquem novas formas de reforça-la. Uma grande história mobiliza. Ela é definidora, ela é referencial, ela é a grande força de sinergia para todas as estruturas das organizações. Ela orienta as decisões. Ela é o rumo a ser seguido. Ela vende.

 

  1. Em 2021, uma agência será uma empresa de amplos serviços de marketing. Seremos os grandes parceiros integradores em tecnologia de comunicação das marcas.

Estabelecer um contrato de expectativas por cliente. Definir KPIs. Gerar um mapa estratégico. Manter atualizado um painel de análise da presença web dos clientes (performance x objetivos). Fazer gestão de projetos. Integrar fornecedores, avaliando sempre a execução e entrega. Valorizar a atuação colaborativa e as trocas permanentes. Pensar sempre o quanto se está fazendo acontecer (planejamento x roll-out). Pode ser por aí…

 

  1. Em 2021, o cliente não precisará de uma agência de propaganda: Precisam de parceiros que resolvam seus problemas de negócios e performance!

É preciso oferecer uma jornada sólida de transformação de valor para as marcas-clientes. Integrar parceiros estratégicos, fornecedores, funcionários, processos e ferramentas, todos mobilizados para constituir para os clientes uma proposta de valor que vença a concorrência. Foco: Um consistente crescimento na percepção de sua oferta mercadológica.

 

  1. Em 2021, não existirá melhor diferencial competitivo do que marcas fortes. Nem melhor parceiro de negócios que uma agência de propaganda estratégica.

Se você ainda tem dúvidas sobre a o que uma marca forte pode fazer pelo seu negócio, contrate uma agência: Ela vai explicar como marcas fortes trazem orgulho. Orgulho traz os melhores profissionais. Melhores profissionais fazem os melhores produtos e prestam os melhores serviços. Os melhores produtos e serviços trazem os melhores clientes. Eis o ciclo do Valor de Marca.

 

  1. Toda marca terá um propósito. Todo propósito, um storytelling;

Qual o DNA de sua organização? Quais seus fatores críticos de sucesso? O que devemos dizer para conectar racionalmente e emocionalmente os clientes à sua oferta, à sua história? O que devemos fazer para implementá-la, não apenas com comunicação, mas com comportamentos disseminados por toda a empresa?

 

  1. Em 2021 surgirá uma nova entrega publicitária: Um processo de comunicação estruturado em experimentações – medições – correções – novas medições – novas experimentações. Tudo 110% focado em resultados;

Hoje, as várias plataformas de comunicação – principalmente as digitais – nos permitem explorar conteúdo como nunca. Assim, não se pode mais pensar um projeto como uma entrega única e absoluta. Ao contrário: A vida se dará por “minicampanhas” de comunicação integrada em múltiplos formatos, explorando múltiplos conteúdos, para múltiplos consumidores.

 

  1. Em 2021, a Análise de Dados será o ar que respiraremos.

Nunca começar um projeto sem um dossiê competitivo digital. Executar um planejamento de Conexões On/Off de modo absolutamente mensurável (premissas, objetivos, KPIs, canais, veículos, formatos, etc.). É um ciclo constante: Analisar. Planejar. Implantar. Medir. Reimplantar. Medir. Replanejar. E seguir na busca de resultados.

 

  1. Em 2021, os planejamentos serão curtos, intensos, objetivos, focados. E a implementação será constante, interativa, atualizada, rápida;

Não dá para se planejar mais as soluções de comunicação de forma linear, uma após a outra. Ao contrário, há que se pensar os projetos de comunicação quase como um sistema solar, onde em torno de uma ideia central gravitam outras ideias que a reforçam e complementam.

 

  1. Nunca tanto conteúdo se produzirá com tão pouco;

Conexões + Conteúdo + Criação = Resultados. Para isso, valorizar a criação publicitária como diferenciação, pois num mundo em que se gera um conteúdo absurdo a cada segundo, buscar a excelência criativa na mensagem é uma grande maneira de tirar a marca da miséria lamaçal da irrelevância.

 

  1. Em 2021, Realizar a Transformação Digital será a única maneira de uma agência se manter nos negócios;

Investir em ferramentas digitais. Medir tudo: produção, produtividade, prazos, entregas, etc. A partir das medições, melhorar tudo. Investir em ferramentas de planejamento, identificando jornada do consumidor e realizando a atribuição de canais.

Investir em medição digital constante, capaz de identificar a performance da marca, dos concorrentes, do padrão de mercado.

 

  1. Em 2021 nenhuma campanha será processada sem um Mapa Estratégico do cliente;

Uma ideia competitiva forte permite que a empresa assuma uma outra posição de valor em seu mercado.

Uma ideia competitiva clara, uma estratégia diferenciadora bastante bem definida é a espinha dorsal de uma performance empresarial de excelência.

 

  1. Em 2021, digital não será a agência. Será a vida! A criatividade terá a tecnologia como base e a conexão como acelerador;

Estamos no começo de uma Era Digital Consumidor-Centrada, onde as formas tradicionais de contato da marca não oferecem taxas de retorno mais viáveis. Este novo consumidor Always-on exige o dedo no pulso para percebermos o que o interessa e o que lhe é relevante. Novas ideias. Novas formas de narrativas. Nova maneira de gerar e explorar conteúdo.

 

  1. Em 2021, objetividade, velocidade, agilidade, assertividade, tudo será pra hoje. Mas a criatividade terá valor para sempre;

Vivemos hoje num mundo de altíssima competitividade, com o surgimento incessante e infinito de novas marcas e novas ofertas. Eis o momento de propormos uma conversa altamente social, ampla e participativa, ou uma experiência contagiante, relevante e imersiva, ao invés de só falar de si mesmo. Eis o papel da criatividade.

 

  1. Em 2021, o consumidor será Always-On. A agência, Always On-Fire;

O novo desafio em termos de planejamento de comunicação precisa buscar cada vez mais dados para decidir como investir entre programática; conteúdo; streaming; adwords; links patrocinados; uátz; mídia tradicional; vídeos on-demand; OOH; faceads; etc. etc. etc. E como tomar estas decisões com sucesso consistente?

 

  1. Em 2021, a Regra Número 1 para uma marca se manter no jogo será: Exercitar a tecnologia tão rápido quanto seus consumidores;

O consumidor sempre on-line (always-on), está engajado, no controle, pronto para publicar, postar, a interagir e dividir suas experiências. Assim como ele, agências e clientes precisam estar também sempre ligados, revendo cada ponto de contato, plataforma e tecnologia a cada instante, experimentando, diversificando, testando e aprendendo. E começando tudo de novo.

 

  1. Em 2021, muita gente achará a mudança perigosa. Daí tentará a rotina (Isso, sim será brincar com a morte).

O ano que começa estabelece para as marcas uma incrível dificuldade para se reaproximar de consumidores que não estiveram em contato no tumultuado 2020. Para tanto, o desafio será o de entender os comportamentos que mudaram e atuar em função das novas tendências. Por onde começar? Pelo básico: Cuide de seus clientes. Respeite seus novos hábitos. Mude em favor deles.

 

  1. Em 2021, os happy-hours serão substituídos por Data-Hours;

Inteligência de dados. Machine learning. Modelos preditivos. Analytics. Técnicas de otimização da performance. Enfim, como nunca antes, ferramentas de análise de dados ditarão os rumos dos projetos. Ditarão caminhos. Medirão se os objetivos de cada campanha foram alcançados. Insights criativos nunca perderão seu valor. Mas cada vez mais direcionados por dados.

 

  1. Em 2021, nenhuma agência sobreviverá sem executar plenamente a fórmula: Storytelling. Design. Conteúdo.

Uma ideia competitiva sólida – refletida numa boa história de marca – garante a clareza sobre os padrões de resultado. Uma postura de design consistente, vende. Toda empresa gera muito conteúdo. Explorá-lo, com design integrado e alinhado à história, acaba por se tornar a grande força da marca. 3 elementos de base. Milhares de formatos. Um resultado diferenciador.

 

  1. Em 2021 não saberemos como será o futuro. Ok, mas quem saberá?

A e21 tem mais de 35 anos de história. E sabemos que não estamos prontos para o futuro. Por isso, estamos prontos pra tudo.

Não temos todas as respostas, mas somos ótimos em fazer as perguntas certas.

Não sabemos tudo, mas temos certeza das coisas que fazemos.

Não somos donos da verdade, nem da marca, nem da ideia. Acreditamos em integração, participação e cocriação.

Não nos prendemos a modelos, mas sabemos como fazer acontecer!

35 anos foi somente o tempo suficiente para nos tonarmos conhecidos como ótimos storytellers em múltiplas plataformas (web, vídeos, softwares, tudo, até propaganda), causando forte impacto na melhoria de percepção de marca na cadeia de valor do cliente.

Mais que isto, capaz de gerar uma jornada transformação de valor na organização.

Leave a Reply