Skip to main content

Em outubro, Donald Trump anunciou que planejava lançar uma empresa de tecnologia revolucionária. “Eu criei o Truth Social … para enfrentar a tirania da grande tecnologia”, disse ele. “Vivemos em um mundo onde o Talibã tem uma grande presença no Twitter, mas seu presidente americano favorito foi silenciado.”

O aplicativo Truth Social de Trump é considerado um desastre

O aplicativo foi lançado no Dia dos Presidentes, 21 de fevereiro, mas seis semanas depois está cheio de problemas. Uma lista de espera de quase 1,5 milhão não consegue usá-lo. O Truth Social se parece muito com o Twitter, que proibiu Trump de postar na plataforma depois que uma multidão de seus apoiadores atacou o Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

O Twitter alegou que Donald Trump, ao fazer falsas alegações de que a eleição presidencial havia sido “roubada”, incitou a violência. Ele foi banido para sempre em 8 de janeiro de 2021. O Truth Social pode parecer o Twitter, mas não está disponível em telefones Android, navegadores da web ou, aparentemente, para a maioria das pessoas fora dos EUA.

“Foi um desastre”, disse Joshua Tucker, diretor do Centro de Mídias Sociais e Política da NYU. E um aliado republicano de Trump, que não quis ser identificado, disse: “Ninguém parece saber o que está acontecendo”.

Em 21 de fevereiro, Truth Social foi um dos aplicativos mais baixados da App Store – mas muitos que baixaram não conseguiram usá-lo. Havia uma suposição de que esse problema seria resolvido em breve e Trump começaria a postar suas “verdades” nos próximos dias – mas nenhuma dessas coisas aconteceu.

Enquanto YouTube, TikTok, Instagram e Facebook estão entre os 10 aplicativos mais baixados, segundo a Similar Web, Truth Social está fora do top 100. Os usuários que entram podem achar o aplicativo um pouco vazio, já que muitas grandes vozes da direita americana até agora ficaram longe.

Outro estudo descobriu que os downloads caíram até 95%. E muitos estão se sentindo frustrados. “Me inscrevi no Truth Social há algumas semanas e ainda estou na lista de espera”, disse um usuário do Twitter, na terça-feira. “Quando eu sair da lista de espera e entrar no Truth Social de verdade, Trump será presidente novamente”, brincou outro.

Especialistas confusos

O executivo-chefe da Truth Social, Devin Nunes, disse que seu objetivo era estar “totalmente operacional” até o final de março. Mas o motivo pelo qual o aplicativo está tendo tantos problemas deixou os especialistas perplexos. Alguns apontaram para a parceria do Truth Social com o Rumble, uma plataforma de compartilhamento de vídeos que se parece um pouco com o YouTube.

Popular entre os conservadores e a extrema direita, o Rumble deveria fornecer uma “espinha dorsal crítica” para a infraestrutura do site. Mas se o Truth Social está tendo problemas no servidor, por que demorou tanto para corrigir? “Deve levar alguns dias para consertar, não seis semanas”, disse uma fonte republicana próxima a Trump. “Sempre haverá problemas no início – mas neste ponto, eu havia pensado que teria sido resolvido. “Ninguém parece entender o porquê.” Concorrentes rivais Diz-se que Trump está furioso, perguntando por que mais pessoas não estão usando o Truth Social. Ele tem cerca de 750.000 seguidores, mas não postou uma “verdade” por mais de um mês.

Trump mantém a qualidade de estrela e qualquer aplicativo de “liberdade de expressão” faria o possível para tê-lo em sua plataforma. Mas no momento, Truth Social tornou-se um pouco embaraçoso. Uma plataforma que deveria enfrentar os pesos-pesados ​​do Vale do Silício mal conseguiu se levantar.

Matéria traduzida de BBC News – James Clayton.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Leave a Reply