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Decidimos falar com Lucas Patrício, CEO e fundador da GMD, agência de marketing digital que existe há 8 anos, e da Half Deaf, produtora de podcasts com um ano de existência, sobre o impacto da covid-19 e a crise de 2020 nas estratégias de ambas as empresas.  Antes de criar a GMD ele trabalhou durante anos na cobertura dos mercados de games e tecnologia, e teve uma breve experiência em estratégias de comunicação integrada para diversas unidades, por isso sua opinião sobre o mercado é mais aberto e mais complexo.  Na entrevista abaixo, você pode compreender o raciocínio de Lucas diante desse futuro mercado.

 

ADNEWS – Por conta do coronavírus, como a empresa está lidando com os funcionários? Alguma medida foi tomada?

Lucas Patrício: Nós acompanhamos os avanços do vírus desde o primeiro caso confirmado e, seguindo as recomendações da OMS e Ministério da Saúde, declaramos home office para todos os colaboradores no dia 13 de março.

 Apesar da GMD estar há 2 anos nos escritórios da WeWork em São Paulo e pouco mais de 1 ano na Cidade do México, temos ampla experiência trabalhando remotamente, já que os primeiros 6 anos da empresa contavam com quase toda a equipe de home office.

O legado dessa experiência é uma enorme facilidade em organização de projetos em gerenciadores online (usamos uma ferramenta chamada Hive, desenvolvida em Nova Iorque) e videoconferências.

Com frequência, emitimos um comunicado para toda a equipe sugerindo boas práticas, compartilhando informações de fontes oficiais e tentando indicar formas para que as pessoas consigam se adaptar (ou readaptar) a trabalhar em casa. Nesse momento, é muito importante que todos se sintam seguros e cuidem da saúde mental.

 

AD – As medidas que foram tomadas para com os funcionários agora, vão poder ser incluídas na rotina normal pós-coronavírus? 

Lucas: Para os diretores, acredito que a maior aproximação e preocupação com todos os colaboradores vai deixar um legado importante sobre a importância em se comunicar de forma aberta e frequente. Esperamos que os colaboradores que estavam na empresa nos anos de home office, consigam desenvolver habilidades de auto-gerenciamento de tempo e comunicação ativa.

 

AD – A pandemia girou uma grande mudança na economia. Quais medidas a GMD tomou diante do mercado?

Lucas: Estamos conversando constantemente com todos os nossos clientes e observando os impactos diretos de orçamento. Nesse momento, mais do que tudo, é importante lembrar que clientes ou agência são representados por pessoas que com certeza estão preocupados com suas famílias. Assim sendo, enquanto agência, tentamos oferecer soluções criativas para que eles possam continuar entregando bons resultados. Do lado financeiro, os cortes de investimento em viagens para eventos como SXSW, VidCon e E3, cancelados por conta da covid-19, nos ajudam a compensar eventuais perdas imediatas.

 

AD – Quais mudanças foram sentidas com o começo da pandemia?

Lucas: A necessidade de adequar serviços, como produção de vídeo, para formatos adequados. É imprescindível que nesse momento nós cuidemos dos colaboradores para que eles se sintam seguros e, dessa forma, possam se manter criativos nas soluções para nossos parceiros e clientes.

 

AD – Como você acha que o mercado vai responder com esse tempo de crise?

Lucas: O mercado deve se adaptar. Esperamos que as empresas valorizem as pessoas e tomem atitudes de cobrança para que os mais frágeis na cadeia possam estar respaldados por políticas públicas.

 

AD – Você acha que a área que a GMD atua será atingida igual outras áreas?

Lucas: Sem dúvidas. Marketing costuma ser uma das primeiras linhas da planilha a ser cortada nos orçamentos das empresas. Temos sorte em trabalhar com indústrias muito dinâmicas (entretenimento, tecnologia, games) e que se adequam rapidamente às adversidades. O consumo de jogos, por exemplo, aumentou muito. Mas se a crise durar muito tempo e medidas governamentais não forem tomadas, o consumo como um todo cairá. Por isso é tão importante que empresas e governo cuidem das pessoas nesse momento.

 

AD – Vocês desenvolveram algum novo projeto para lidar com as demandas deste momento?

Lucas: Sim. A GMD tem uma produtora de podcast chamada Half Deaf. Durante esse período, movemos todas as nossas gravações para a casa dos apresentadores, fizemos treinamento com a equipe e contratamos serviços e equipamentos adequados para continuar fazendo essa produção mesmo remotamente.

 

AD – Quais são as perspectivas para o próximo semestre?

Lucas: Acreditamos que as pessoas e empresas devem se adequar rapidamente à nova realidade. Se a pandemia de covid-19 ainda mantiver parte da população em quarentena, acredito que no próximo semestre as empresas estarão mais preparadas para lidar com as adversidades.

 

AD – Qual é o potencial da área de marketing e publicidade ajudar o mercado na virada da crise? Como empresas como a GMD podem colaborar na melhora da crise?

Lucas: Cuidando das pessoas e, principalmente, ajudando as empresas a encontrar saídas criativas para que possam manter seus negócios mesmo em meio a momentos difíceis. A GMD atua seguindo seus valores buscando entregar serviços com excelência de qualidade, sempre olhando para as pessoas.

 

 

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