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Como em outros mercados, o erro estratégico da maioria dos players de iGaming ocorre quando as empresas se concentram exclusivamente na aquisição de novos clientes (FTDs) em detrimento do engajamento e retenção dos clientes, prospects e usuários existentes. Isso pode resultar em altos custos de aquisição e uma taxa de rotatividade maior, o que não é sustentável a longo prazo.

A abordagem mais coerente e saudável ao business é equilibrar a aquisição de novos clientes com estratégias efetivas de engajamento e retenção. Clientes engajados tendem a gastar mais tempo e dinheiro em uma plataforma, tornando-se valiosos ativos para a empresa ao longo do tempo. Portanto, é essencial para as empresas de iGaming dedicar esforços para manter seus clientes existentes satisfeitos e comprometidos com a marca.

A pergunta é: como evitar esses problemas e manter um negócio saudável?

Como já disse, a melhor estratégia é equilibrar a busca por novos clientes com o cuidado com os antigos. Isso é especialmente importante quando uma empresa entra em um novo mercado, como o Brasil.

No entanto, muitas empresas ainda não estão investindo o suficiente em tecnologia. Muitas delas usam sistemas antigos de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), que não são muito úteis, na prática.

Estamos vivendo na era da tecnologia. Se as empresas querem ter sucesso no mundo digital, precisam usar tecnologias que ajudem a entender os clientes. Isso significa entender o que os clientes gostam, como se comportam e o que desejam. Empresas de outros setores já estão fazendo isso com sucesso.

Plataformas e tecnologias Centradas no Cliente:

Nesse cenário, emergem tecnologias consolidadas em diferentes setores e centradas no Cliente. Um ótimo exemplo são as modernas CDPs (Customer Data Platform), que estão sendo adotadas de forma massiva por grandes empresas em todo o mundo, principalmente agora com o Fim dos Cookies e as novas e mais rígidas leis de privacidade (GDPR, LGPD, CCPA, entre outras).

Para o universo do iGaming, a adoção desse tipo de plataforma se coloca como um aliado estratégico porque as empresas irão obter uma visão holística e avançada dos hábitos, preferências e comportamentos de cada usuário, seja ele um cliente cadastrado na sua base de contatos ou um usuário que está interagindo com sua marca através dos canais de comunicação existentes (on & off).

Com esses insights à disposição, a implementação de abordagens e ações de marketing direcionadas ganha nova perspectiva:

● Programas de fidelidade e recompensas individualizados, fomentando a lealdade dos clientes;

● Campanhas de marketing segmentadas, veiculando mensagens pertinentes com base nos interesses específicos dos grupos de clientes;

● Estratégias proativas de retenção, identificando clientes sob risco de cancelamento e intervindo a tempo;

● Personalização da experiência, apresentando recomendações de jogos e conteúdos conforme histórico e preferências do cliente;

● Comunicações regulares e relevantes, informando clientes sobre novidades, promoções e eventos pertinentes.

Ao priorizar o engajamento dos clientes existentes e utilizar dados obtidos por meio da CDP de maneira estratégica, as empresas de iGaming podem construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e, ao mesmo tempo, otimizar os custos de aquisição, maximizando o valor de longo prazo que cada cliente traz para o negócio.

O uso de uma Customer Data Platform (CDP) transcende a mera adoção e implementação; idealmente, requer a expertise de uma consultoria capacitada como a aunica Interactive Marketing para desempenhar um papel essencial na transformação da indústria de iGaming. Com a orientação especializada e seus casos de sucesso no mercado, tanto em implantação quanto em resultados obtidos, as empresas do setor poderão incorporar a personalização em suas abordagens de marketing e comunicação, com base em comportamentos e preferências individuais.

Isso não apenas intensifica o engajamento dos clientes, mas também minimiza o churn, pois ofertas e comunicações pertinentes e oportunas incentivam os clientes a se manterem ativos na plataforma. Essa abordagem contribui para a redução do custo de aquisição de clientes.

Sobre a aunica Interactive Marketing:

Desde 2004, a aunica se destaca como uma das principais empresas no setor de marketing digital, especializada em fornecer soluções inovadoras para o gerenciamento avançado de dados, digital analytics, gestão de campanhas e otimização da experiência do cliente.

 

* Autor: Ricardo R. Junior, CRO & Innovation Director na aunica Interactive Marketing