Skip to main content
Patrícia Marins

Patrícia Marins é apaixonada pela comunicação verdadeira e transformadora. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, também é cofundadora do Women on Board, diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), embaixadora do SheInc e conselheira do MeToo Brasil, do Congresso em Foco e do Movimento Expansão.

É encantador conhecer alguém que AMA o que faz. Quando o resultado do trabalho é algo que está sob os holofotes do mundo então, é possível sentir a emoção do outro através da fala, do brilho no olhar. Tal espontaneidade não pode ser perdida pelo media training. Essa técnica precisa ser executada sem que o porta-voz perca a capacidade de demonstrar a sua personalidade e se conecte com a audiência.
Aqui no SXSW encontramos os responsáveis pelas maiores invenções e descobertas dos tempos modernos. De cientistas a grandes empresários, muitos deles são treinados para serem porta-vozes das organizações que representam. Mas, para além de representar um CNPJ, eles são o ‘rosto’ de uma revolução – e transmitir isso com paixão é importante para criar conexões.

Vejam só esses dois exemplos. Ontem (10), o primeiro painel que assisti foi o de Paul Stamets, famoso micologista (especialista em fungos), sobre como os cogumelos alucinógenos podem salvar o mundo.
Ouvi-lo é cativante. Paul é um cara apaixonado pelo seu trabalho, pela Ciência. As pessoas saíram da sala totalmente envolvidas pelo o que ele compartilhou, e muito disso se deve não só à pauta, mas também a potência do speaker, que, de maneira genuína, compartilha com o mundo a sua paixão.

Na sequência, parti para escutar talvez o que seja o principal nome em temos de revolução tecnológica do momento: Greg Brockman. O cofundador e presidente da OpenAI, empresa responsável pela criação do ChatGPT, demonstrou ser um executivo muito bem treinado. Respondeu às perguntas, evitou polêmicas e não deu nenhuma aspa.

Greg Brockman, Presidente, Chairman e Co-Founder da OpenAI, criadora do ChatGPT

Laurie Segall, do Dot Dot Media, foi a mediadora e bem que tentou tirar de Brockman as informações que o mundo inteiro está curioso para saber. Em vão. Bem articulado, o maior nome de IA do momento, soube bem como sair pela tangente.
Greg compartilhou o seu otimismo a respeito da Inteligência Artificial, acredita que “todos serão promovidos” a respeito da substituição da força de trabalho humano para os robôs, e evitou falar sobre os riscos que o mau uso pode trazer.

Sim! Greg estava super bem treinado. Coisas que um bom media training consegue fazer. Mas ele perdeu a chance de encantar um público que lotou o ballroom D do Austin Convention Center, ansioso por entender a magia e as preocupações em torno da nova tecnologia que traz muitas possibilidades e também muitos riscos para o mercado de trabalho.

Saí de lá frustrada. Esperava encontrar alguém apaixonado pelo projeto, que me fizesse conectar com seu propósito. Impossível comparar as sensações que experimentei nesses dois painéis, de personagens tão antagônicos.

Patrícia Marins, correspondente do Adnews no SXSW, é apaixonada pela comunicação verdadeira e transformadora. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, também é cofundadora do Women on Board, diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), embaixadora do SheInc e conselheira do MeToo Brasil, do Congresso em Foco e do Movimento Expansão.

Oficina Consultoria:

www.oficinaconsultoria.ci

LinkedIn/company/oficinaconsultoria

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!