Skip to main content

Uma curiosidade: apesar de o número de vagas para trabalho remoto ter diminuído, quando um deles surge acaba atraindo o maior número de candidaturas. Ou seja, trabalhar de casa, ou de onde quer que seja, é o sonho de muita gente, e não dá para dizer que isso se deve somente à pandemia. As pessoas descobriram que podem ser mais produtivas sem interrupções corriqueiras, ao mesmo tempo em que alguns chefes defendem que é no presencial que as verdadeiras trocas e conexões acontecem.

Os trabalhadores continuam priorizando a flexibilidade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional proporcionados pelo teletrabalho, mesmo quando as perspectivas econômicas pioram.

O híbrido permite essa flexibilidade, ao mesmo tempo em que abre espaço para orientação e socialização pessoal ocasional. Procure arranjos híbridos para se tornar mais

formalizado, com os colegas coordenando os dias no escritório com antecedência.

O trabalho híbrido aumenta a produtividade a curto prazo, mas também pode diminuir o senso de comunidade e criatividade de longo prazo, de acordo com pesquisa da

Microsoft. As empresas terão de se adaptar às necessidades de seus funcionários, seja criando um único horário para toda a empresa ou deixando as equipes decidirem suas próprias escalas de trabalho presencial.

Empresas de tecnologia como Meta, conhecida por seus amplos e expansivos espaços de escritórios, já estão começando a reduzir. A Amazon fez uma pausa em seus planos de construção em Nashville para projetar um espaço adequado para trabalhadores no formato híbrido. E à medida que as datas de renovação de aluguel se aproximam, as empresas deverão optar por escritórios menores, e por sublocar o espaço extra vago.

Tais mudanças deixarão uma marca no mercado imobiliário comercial, e para cidades que dependem dos empregos presenciais e arrecadação de impostos que edifícios comerciais muitas vezes trazem. Os pesquisadores preveem que o valor dos imóveis de escritório diminuirá significativamente, em até US $450 bilhões. Mesmo cidades como Nova York, o maior mercado de escritórios dos Estados Unidos, não ficará imune.

Nos últimos anos, a inteligência artificial deixou de ser uma curiosidade acadêmica para uma forma de tecnologia que está redefinindo como as pessoas trabalham e as empresas operam em todos os setores.

A IA se tornará mais intuitiva e usará cada vez mais múltiplos “sentidos” de uma só vez. Aplicativos multimodais de IA permitirão que sistemas processem dados de áudio, visuais e de linguagem em combinação com e em relação entre si.

Espere que a IA multimodal decole em novos aplicativos nos próximos anos, permitindo que os sistemas de IA analisem os dados e o ambiente de maneiras altamente sofisticadas e diferenciadas.

E você, qual modelo prefere?

Fonte: 41 Big Ideas that will change our world in 2023.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!