JOVI promove ação em bares de São Paulo para destacar autonomia de bateria do Y29s 5G
Campanha criada pela Euphoria Creative instala tomadas provocativas em diversos pontos de recarga em bares de São Paulo
O clube paulista notificou a rede de fast food para retirada do comercial do ar por marketing de emboscada
Adnews
13.12.2021
O Palmeiras notificou na quarta feira, dia 8 de Dezembro, o Burger King por sua mais recente propaganda. No comercial da rede de fast food, vários torcedores de diferentes times brasileiros, inclusive do próprio palestre Itália, provam o novo hambúrguer de carne de porco.
O novo produto é claro, faz referência ao apelido do Palmeiras entre os torcedores do clube, porco. Na notificação, o time exige que o comercial seja retirado do ar, dizendo que a marca fez marketing de emboscada. A prática é considerada quando uma marca faz referência a outra sem ser patrocinadora do time ou evento em questão.
O Palmeiras usa algumas leis e códigos como parâmetro para apoiar o pedido de retirada. Entre eles estão o artigo 87 da Lei Pelé, que estabelece símbolos como propriedade do clube e a Lei Federal 9.279/96, que nos artigos 189 e 195 estipula que utilizar de marcas registradas sem autorização do titular é crime.
Em pronunciamento para o site GE, o Burger King diz:
“Sobre a notificação do Palmeiras, recebida pelo Burger King, em relação à campanha de lançamento do Whopper Costela, a marca ressalta que seu objetivo foi apresentar o novo produto de forma divertida, evidenciando o sabor único da carne de porco. O Burger King esclarece que em nenhum momento fez menção direta para qualquer clube de futebol. “
O Palmeiras, também em resposta ao GE, comunicou:
“Notificamos o Burger King em razão de ter havido uma clara e ilegal alusão à marca do Palmeiras. O futebol brasileiro está se modernizando e se qualificando. É inconcebível que, neste momento, uma instituição da grandeza do Burguer King prefira piratear as marcas dos clubes ao invés de licenciá-las e contribuir com o fortalecimento desse mercado. “
As decisões acerca da retirada ou não da propaganda do Burger King envolvendo o Palmeiras devem vir nos próximos dias.
Campanha criada pela Euphoria Creative instala tomadas provocativas em diversos pontos de recarga em bares de São Paulo
Primeira ação da agência para a marca apresenta novas promoções de lentes multifocais
Criada pela agência DAVID e com a JotaCom responsável pela estratégia e execução digital, a nova campanha reforça a excelência do ketchup e do molho Heinz por meio de um processo criterioso de seleção dos tomates