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Parabéns, líderes em crescimento! Sobrevivemos a mais um ano de trabalho remoto / híbrido, quarentena e videoconferências aparentemente intermináveis. E embora 2021 não tenha sido fácil, também experimentamos uma imensa transformação – 10 anos de digitalização em três meses, uma apreciação mais profunda do propósito do trabalho que fazemos e um lembrete do poder das marcas em fomentar o crescimento abrangente para 2022.

Então, o que vem a seguir? Numa época em que a incerteza é a nova certeza, quais são os nossos imperativos de crescimento até 2022? Aqui estão cinco das 10 prioridades que se aplicam a todos os setores e regiões. Esses cinco abordam como os recursos de marketing e vendas podem evoluir para permitir a transformação do crescimento.

Duplique o seu cliente

As expectativas dos clientes aumentaram drasticamente nos últimos anos. Embora as experiências personalizadas costumavam ser um diferencial, agora elas são apostas. De acordo com nosso último relatório, 71% dos clientes esperam personalização e 76% ficam frustrados quando ela não está lá. É necessária uma confluência de pessoas, processos e tecnologias para fornecer experiências excepcionais, desde dados e tubulações até sistemas voltados para o cliente e métodos de trabalho ágeis e talentos. Mas a verdadeira centralização no cliente requer um entendimento muito mais profundo das alavancas a serem acionadas, como os clientes interagem entre si para criar um efeito volante e quais padrões os mantêm engajados.

Um fator complicador a ser planejado é o futuro sem cookies. O rastreamento ficará mais difícil, o que reforça a necessidade do plano, das pessoas e das capacidades certas para não apenas atender, mas também exceder as expectativas do cliente.

Domine sua abordagem omnichannel

A experiência do cliente omnichannel não é mais um conceito novo: setenta e três por cento dos executivos seniores dizem que é uma prioridade, especialmente durante uma pandemia que forçou a adaptação rápida de empresas B2C e B2B. Em alguns setores, vimos a adoção digital aumentar para quase 100%, mas depois cair para a faixa de 80% a 90%, uma vez que a interação pessoal foi novamente uma opção. Armados com análises e percepções sofisticadas do cliente, agora é o momento para os líderes de crescimento deixarem de costurar diferentes etapas da jornada para imaginar do zero para fornecer experiências que sejam intuitivas, conectadas e personalizadas.

Seja digno de fidelidade à marca

A Covid-19 destruiu a fidelidade à marca – e os consumidores liberaram seus superpoderes. Não acredita em mim? De acordo com a última pesquisa de B2C da McKinsey, 75% dos consumidores experimentaram novos hábitos desde o início da pandemia e 40% mudaram completamente. Isso forçou as marcas a reavaliar quem e o que representam, construindo um vínculo forte e duradouro entre lucro e propósito.

Para esse fim, nunca houve melhor momento para pensar sobre a proposta de valor de uma organização e seus relacionamentos com clientes, funcionários e a sociedade em geral. Assim como a personalização, espera-se agora um compromisso visível e acionável com os objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG). O crescimento deve ser sustentável e inclusivo para gerar impacto de longo prazo nas partes interessadas. Para ajudar a construir uma marca digna de lealdade de longo prazo, o diretor de marketing deve servir como um co-piloto para o CEO para impulsionar o crescimento e polir o propósito da empresa em sua proposta de valor e relevância para os clientes.

Ative os gastos de funil completo para impulsionar o crescimento

Todos nós temos aspirações de crescimento, mas nem todos temos respostas sobre como autofinanciar esse crescimento deslocando os gastos para áreas com retornos mais elevados – como o aumento de mais de 15-20 por cento no ROI de marketing. Com uma explosão de novos dados de clientes e ferramentas analíticas, é hora de revisitar os gastos com marketing e vendas. Com a realocação de canais e gastos e vendas e marketing digital mais eficientes, uma reformulação de gastos em funil completo pode liberar recursos significativos para impulsionar o crescimento.

Planeje o cenário e proteja o orçamento de crescimento em 2022

Olhando para 2022, há muitos motivos para otimismo. Mas, dada a Covid-19, a geopolítica, a inflação e a escassez de semicondutores, 2022 também trará muitas incertezas. Os líderes de crescimento devem planejar esses cenários porque os orçamentos de marketing de crescimento costumam ser o primeiro corte de despesas. Estabeleça uma equipe de planejamento agora para determinar a realocação de recursos e investimentos, quais áreas proteger e como pensar sobre como maximizar seu ROI.

É muito para processar – e estamos apenas na metade do caminho. Vejo você na Parte II, sobre como preparar sua equipe, sua organização e você mesmo para o sucesso.

Texto traduzido do portal AdWeek, escrito por Kabir Ahuja.

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