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Da personalização sem cookies ao planejamento do pior cenário, agora é a hora de repensar tudo
Adnews
01.01.2022
Parabéns, líderes em crescimento! Sobrevivemos a mais um ano de trabalho remoto / híbrido, quarentena e videoconferências aparentemente intermináveis. E embora 2021 não tenha sido fácil, também experimentamos uma imensa transformação – 10 anos de digitalização em três meses, uma apreciação mais profunda do propósito do trabalho que fazemos e um lembrete do poder das marcas em fomentar o crescimento abrangente para 2022.
Então, o que vem a seguir? Numa época em que a incerteza é a nova certeza, quais são os nossos imperativos de crescimento até 2022? Aqui estão cinco das 10 prioridades que se aplicam a todos os setores e regiões. Esses cinco abordam como os recursos de marketing e vendas podem evoluir para permitir a transformação do crescimento.
As expectativas dos clientes aumentaram drasticamente nos últimos anos. Embora as experiências personalizadas costumavam ser um diferencial, agora elas são apostas. De acordo com nosso último relatório, 71% dos clientes esperam personalização e 76% ficam frustrados quando ela não está lá. É necessária uma confluência de pessoas, processos e tecnologias para fornecer experiências excepcionais, desde dados e tubulações até sistemas voltados para o cliente e métodos de trabalho ágeis e talentos. Mas a verdadeira centralização no cliente requer um entendimento muito mais profundo das alavancas a serem acionadas, como os clientes interagem entre si para criar um efeito volante e quais padrões os mantêm engajados.
Um fator complicador a ser planejado é o futuro sem cookies. O rastreamento ficará mais difícil, o que reforça a necessidade do plano, das pessoas e das capacidades certas para não apenas atender, mas também exceder as expectativas do cliente.
A experiência do cliente omnichannel não é mais um conceito novo: setenta e três por cento dos executivos seniores dizem que é uma prioridade, especialmente durante uma pandemia que forçou a adaptação rápida de empresas B2C e B2B. Em alguns setores, vimos a adoção digital aumentar para quase 100%, mas depois cair para a faixa de 80% a 90%, uma vez que a interação pessoal foi novamente uma opção. Armados com análises e percepções sofisticadas do cliente, agora é o momento para os líderes de crescimento deixarem de costurar diferentes etapas da jornada para imaginar do zero para fornecer experiências que sejam intuitivas, conectadas e personalizadas.
A Covid-19 destruiu a fidelidade à marca – e os consumidores liberaram seus superpoderes. Não acredita em mim? De acordo com a última pesquisa de B2C da McKinsey, 75% dos consumidores experimentaram novos hábitos desde o início da pandemia e 40% mudaram completamente. Isso forçou as marcas a reavaliar quem e o que representam, construindo um vínculo forte e duradouro entre lucro e propósito.
Para esse fim, nunca houve melhor momento para pensar sobre a proposta de valor de uma organização e seus relacionamentos com clientes, funcionários e a sociedade em geral. Assim como a personalização, espera-se agora um compromisso visível e acionável com os objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG). O crescimento deve ser sustentável e inclusivo para gerar impacto de longo prazo nas partes interessadas. Para ajudar a construir uma marca digna de lealdade de longo prazo, o diretor de marketing deve servir como um co-piloto para o CEO para impulsionar o crescimento e polir o propósito da empresa em sua proposta de valor e relevância para os clientes.
Todos nós temos aspirações de crescimento, mas nem todos temos respostas sobre como autofinanciar esse crescimento deslocando os gastos para áreas com retornos mais elevados – como o aumento de mais de 15-20 por cento no ROI de marketing. Com uma explosão de novos dados de clientes e ferramentas analíticas, é hora de revisitar os gastos com marketing e vendas. Com a realocação de canais e gastos e vendas e marketing digital mais eficientes, uma reformulação de gastos em funil completo pode liberar recursos significativos para impulsionar o crescimento.
Olhando para 2022, há muitos motivos para otimismo. Mas, dada a Covid-19, a geopolítica, a inflação e a escassez de semicondutores, 2022 também trará muitas incertezas. Os líderes de crescimento devem planejar esses cenários porque os orçamentos de marketing de crescimento costumam ser o primeiro corte de despesas. Estabeleça uma equipe de planejamento agora para determinar a realocação de recursos e investimentos, quais áreas proteger e como pensar sobre como maximizar seu ROI.
É muito para processar – e estamos apenas na metade do caminho. Vejo você na Parte II, sobre como preparar sua equipe, sua organização e você mesmo para o sucesso.
Texto traduzido do portal AdWeek, escrito por Kabir Ahuja.
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