Caminhões de entrega rodam o dia inteiro, faça chuva ou faça sol. Então, por que não aproveitar essa exposição às adversidades do clima para gerar energia? Com o objetivo de tornar o processo de deslocamento mais sustentável, em 2020, a PepsiCo deu início a um programa de compra de veículos elétricos e se uniu à startup brasileira Sunew, que fabrica filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV), modelos mais finos, leves e flexíveis. Os painéis foram instalados em dez veículos.
Dois anos depois, 250 veículos contam com a tecnologia solar, o que corresponde a quase 9% da frota total de caminhões de grande e médio portes, carros executivos e funcionais. Nesta iniciativa, que começou em janeiro de 2022, a PepsiCo contou com o auxílio da Facchini, empresa responsável pela instalação dos painéis solares nos caminhões da frota.
O diretor de Transportes da PepsiCo Brasil, Anderson Pinheiro, explica que os OPV não ultrapassam a marca de 5 kg cada um. Com eles, a ideia é consumir a menor quantidade de combustível possível, visto que quanto menor o consumo, menor será a quantidade de carbono emitido para a atmosfera. De certa forma, o uso da tecnologia traz inovação para a recarga de bateria e o sistema de iluminação.
“Essa tecnologia captura energia solar e a converte para dar carga nas baterias, então mantemos os nossos veículos carregados mesmo que desligados, e esse carregamento impede panes elétricas. Existem alguns aparelhos que são conectados aos veículos, como o coletor e as placas que os mantém carregados, evitando que os nossos vendedores percam vendas por não conseguir visitar os clientes por um problema de carga elétrica”, diz Pinheiro, que trabalha há 25 anos na companhia.
Esse sistema gera menores quantidades de emissões de carbono, se comparado aos painéis comuns. Só na concepção desses equipamentos, são economizadas quase 7,8 toneladas de emissões de CO₂, que corresponde a 836 árvores, de acordo com a parceira Sunew.
Além disso, a empresa também investe em uma iniciativa de reutilização de plástico que surgiu em 2022. O reaproveitamento plástico tem duas frentes: a parceria com a empresa Sulfibra, para o uso do BOPP (do inglês, película de polipropileno biorientada ou plástico flexível) nas embalagens dos produtos, como os salgadinhos, além do Projeto de Baú, que usa garrafas PET, da família dos poliésteres, para a criação dos baús sustentáveis presentes nas carrocerias dos caminhões. O responsável por essa ideia foi Carlos Cunha, funcionário da Pepsico Brasil, que foi até premiado pelo projeto.
Depois de testes de segurança e durabilidade, em agosto de 2022, a companhia escalonou a iniciativa para quase 100 caminhões, e neste ano, alcançou a marca de 446 caminhões com o material.
“Estamos aplicando essa tecnologia nas carrocerias dos caminhões de médio porte. Temos quase 2,4 mil veículos. Sejam com novos veículos, nas renovações da frota, ou quando abrimos novas rotas, todo caminhão que colocamos para circular terá a carroceria com o material de plástico reciclado”, afirma Pinheiro.
O executivo ressalta que o projeto é importante por fazer com que o consumo da energia seja consideravelmente menor. Seguindo este raciocínio, a empresa conta com 160 carros movidos a gás (GNV) e elétricos, para contribuir com a diminuição das emissões de carbono na atmosfera. A partir deste ano, todo caminhão de grande porte será movido a GNV, 20% serão veículos elétricos e todos devem ter o baú com plástico reciclado.
A empresa espera que, neste mês, mais de 400 caminhões com baú de plástico reciclado integrem a frota, o que ajuda na destinação correta de cerca de 157 mil garradas PET e 376 mil embalagens de salgadinhos, garantindo uma destinação no pós-consumo. Além disso, a PepsiCo planeja a ampliação da parceria com a Sunew no projeto de painéis solares. A empresa afirma que, desde 2020, a frota já reduziu quase 900 mil kg de CO₂, o equivalente ao plantio de mais ou menos 6 mil árvores.
ESG na PepsiCo
De 2015 a 2022, a PepsiCo reduziu em 27% as emissões de CO₂ na América Latina, se forem consideradas as emissões das fábricas e da área de transportes.
Este ano, a empresa trouxe diversas ações e parcerias que fortalecem seu comprometimento. A marca comemorou seus 70 anos em um piquenique solidário e deu um show de inclusão, solidariedade e sustentabilidade no Parque Villa Lobos, em São Paulo (SP).
Além disso, PepsiCo renovou sua parceria com a UEFA Champions League (UCL), fortalecendo sua presença no cenário do futebol de elite. Dessa forma, a empresa se aproxima dos fãs da competição, e consequentemente, acelera sua agenda de sustentabilidade e de apoio às pessoas e ao planeta. Inclusive, a extensão da parceria tem investimento de US$ 1 milhão, dedicados a projetos colaborativos com a Fundação UEFA para Crianças e iniciativas focadas em sustentabilidade ambiental, incluindo esforços conjuntos para reduzir significativamente o uso do plástico descartável.
* Com informações da Exame
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