Skip to main content

O mundo amanheceu com as tensões elevadas referentes à recente invasão da Rússia em territórios ucranianos. Militarmente, os ataques estão apenas começando, mas economicamente os impactos já se mostram grandiosos, especialmente para o petróleo.

As ações globais e bolsas como a do Brasil, China e Estados Unidos despencaram, enquanto o preço do petróleo e ouro subiram, assim como a preocupação dos acionistas. O preço do barril de petróleo chegou a $105 dólares.

A Rússia é o segundo maior exportador de petróleo bruto e também o maior exportador mundial de gás natural. As notícias das ações russas levaram a quedas acentuadas nos mercados de ações em toda a Europa, com o índice FTSE 100 do Reino Unido caindo mais de 3% e o índice Dax da Alemanha caindo mais de 5,5%. Anteriormente, as ações na Ásia também caíram acentuadamente. O preço do ouro – que é considerado um ativo de refúgio em tempos de incerteza – saltou 3% para seu preço mais alto em mais de um ano.

Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell, disse que o aumento do preço do petróleo “foi uma notícia terrível para empresas e consumidores” porque “vai servir para alimentar ainda mais a inflação”. “Não apenas as contas de energia continuarão subindo, mas os preços dos alimentos devem subir ainda mais. Ucrânia e Rússia são grandes fornecedores de alimentos e qualquer interrupção no fornecimento forçará os compradores a buscar fontes alternativas, o que pode aumentar os preços.”

A Europa obtém quase um terço de seu petróleo e cerca de 40% de seu gás da Rússia, grande parte fluindo através de oleodutos em território ucraniano. Não é de se admirar que os preços estejam subindo.

Os suprimentos da Rússia não parecem ter sido afetados – ainda. Mas o medo de que eles sejam, e que possa haver uma disputa por outros recursos, está elevando os custos.

Os mercados de ações em toda a Europa estão caindo, com os investidores preocupados com o potencial impacto econômico dos altos preços da energia e o potencial de sanções muito mais amplas. E quanto às ações russas, um gráfico que mostra o desempenho da bolsa de valores MOEX em Moscou parece um penhasco nos montes Urais hoje.

Confira os gráficos:

Petróleo chega a US $100 e ações despencam com invasão Russa
Preço do petróleo acima de $100 dólares, maior preço desde 2014
Petróleo chega a US $100 e ações despencam com invasão Russa
Queda das bolsas da Europa desde 1 de janeiro de 2022

Matéria traduzida de BBC.

Leave a Reply