CBYK anuncia Érica Carbone como nova Head de Marketing Services
Executiva assume área estratégica com foco em integração de serviços, excelência operacional e crescimento de contas
Início de ataques à Ucrânia já mostra reflexos na economia mundial
Adnews
24.02.2022
O mundo amanheceu com as tensões elevadas referentes à recente invasão da Rússia em territórios ucranianos. Militarmente, os ataques estão apenas começando, mas economicamente os impactos já se mostram grandiosos, especialmente para o petróleo.
As ações globais e bolsas como a do Brasil, China e Estados Unidos despencaram, enquanto o preço do petróleo e ouro subiram, assim como a preocupação dos acionistas. O preço do barril de petróleo chegou a $105 dólares.
A Rússia é o segundo maior exportador de petróleo bruto e também o maior exportador mundial de gás natural. As notícias das ações russas levaram a quedas acentuadas nos mercados de ações em toda a Europa, com o índice FTSE 100 do Reino Unido caindo mais de 3% e o índice Dax da Alemanha caindo mais de 5,5%. Anteriormente, as ações na Ásia também caíram acentuadamente. O preço do ouro – que é considerado um ativo de refúgio em tempos de incerteza – saltou 3% para seu preço mais alto em mais de um ano.
Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell, disse que o aumento do preço do petróleo “foi uma notícia terrível para empresas e consumidores” porque “vai servir para alimentar ainda mais a inflação”. “Não apenas as contas de energia continuarão subindo, mas os preços dos alimentos devem subir ainda mais. Ucrânia e Rússia são grandes fornecedores de alimentos e qualquer interrupção no fornecimento forçará os compradores a buscar fontes alternativas, o que pode aumentar os preços.”
A Europa obtém quase um terço de seu petróleo e cerca de 40% de seu gás da Rússia, grande parte fluindo através de oleodutos em território ucraniano. Não é de se admirar que os preços estejam subindo.
Os suprimentos da Rússia não parecem ter sido afetados – ainda. Mas o medo de que eles sejam, e que possa haver uma disputa por outros recursos, está elevando os custos.
Os mercados de ações em toda a Europa estão caindo, com os investidores preocupados com o potencial impacto econômico dos altos preços da energia e o potencial de sanções muito mais amplas. E quanto às ações russas, um gráfico que mostra o desempenho da bolsa de valores MOEX em Moscou parece um penhasco nos montes Urais hoje.
Matéria traduzida de BBC.
Executiva assume área estratégica com foco em integração de serviços, excelência operacional e crescimento de contas
Projeto amplia a carteira da instituição financeira cooperativa, com enfoque na região amazônica
Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.