Pesquisa realizada pela VAREJO180 em parceria com a AGP Pesquisas analisa a relação entre preço e experiência no comportamento de compra dos consumidores. O estudo ouviu varejistas de grandes redes e consumidores de todas as faixas de renda com o objetivo de oferecer uma visão 360º do tema.
Apesar do crescimento do varejo online, os dados apontam uma preferência significativa pelas lojas físicas. Entre os participantes da pesquisa, 85% disseram preferir esse tipo de compra por não quererem esperar para ter o produto; 80% mencionaram a importância de tocar ou sentir o produto; e 53% declararam não confiar na curadoria de produtos feita pelas lojas online, especialmente no segmento de supermercados.
O levantamento também indica que o preço, embora relevante, não é o principal fator na decisão de compra. “O preço atrai, mas a boa experiência é que fideliza”, afirma Antonio Perina, diretor da AGP, empresa responsável pelas pesquisas.
Perina destaca que é na loja física que a relação entre consumidor e marca se fortalece. “É muito difícil criar conexão online, principalmente, nos marketplaces”, afirma.
Outra constatação do estudo é que o conceito de “experiência de compra”, do ponto de vista do consumidor, está mais ligado à praticidade, eficiência, rapidez, proximidade e conveniência do que a aspectos emocionais. “Os consumidores não querem perder tempo e dão preferência para as lojas que se encontram perto de três endereços principais: perto de casa, do trabalho ou da escola dos filhos”, explica.
Nesse cenário, o papel dos atendentes nas lojas físicas ganha relevância. Segundo o estudo, práticas como escuta ativa, apoio e orientação na escolha dos produtos são essenciais para atender às necessidades do consumidor. “Está evidente que o papel da loja física é gerar relacionamento e confiança com o cliente, pois a experiência ruim pode fechar uma porta para sempre”, conclui Perina.