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Campanha ‘Chega de Bode na Sala’, do IBJR, alerta para riscos das apostas clandestinas e orienta sobre como identificar plataformas regulamentadas.
Adnews
01.09.2025
O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) lançou neste domingo (31) a campanha “Chega de Bode na Sala”, que será veiculada entre setembro e dezembro de 2025. A iniciativa inclui filmes de TV, spots de rádio, mídia em aeroportos, ações digitais e um hotsite interativo, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos das apostas clandestinas e orientar na escolha de plataformas regulamentadas pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA).
Um levantamento da LCA Consultores, encomendado pelo IBJR, estima que 51% do mercado brasileiro de apostas ainda opera na ilegalidade, expondo jogadores a fraudes, financiando atividades ilícitas e deixando de recolher impostos.
“O bode na sala representa um problema que muitos veem, mas que precisa ser enfrentado de forma direta. As bets clandestinas são um risco para o apostador, que não tem a quem recorrer em caso de fraude, e um prejuízo para a sociedade, pois não geram impostos que retornariam como benefícios para a população”, afirma Fernando Vieira, presidente executivo do IBJR.
Conteúdo da campanha Na TV aberta, vídeos de 30 segundos serão exibidos em São Paulo e Brasília, com versões menores para o digital. Um filme de 1 minuto será exibido exclusivamente em Brasília, onde também haverá mídia OOH. O rádio terá inserções em São Paulo, enquanto o conteúdo para redes sociais terá alcance nacional.
As peças abordam três temas principais:
Acesso de menores de idade: sites ilegais não exigem verificação de documentos, ao contrário das plataformas regulamentadas, que operam com final .bet.br e utilizam checagem facial.
Lavagem de dinheiro e fraude: plataformas ilegais são utilizadas para movimentar recursos ilícitos e não oferecem garantias de pagamento. Já nas regulamentadas, operações são monitoradas e contam com suporte ao usuário.
Integridade esportiva: as clandestinas não seguem regras de fiscalização.
Segundo os criativos da agência We, responsável pela campanha, a metáfora do “bode na sala” foi escolhida para tornar o tema mais próximo do público.
Ambiente digital e ferramentas A campanha também marca a estreia do perfil oficial do IBJR no Instagram (@IBJROficial). Além disso, foi lançado o hotsite Betalert (www.ibjr.org.br), onde o usuário pode inserir o endereço de qualquer site de apostas e verificar se é regulamentado pelo Governo Federal.
Resultados de pesquisa Antes do lançamento, a campanha foi pré-testada pela Provokers com cerca de mil pessoas em todo o país. Do total, 78% consideraram o conteúdo credível e 77% avaliaram a campanha como altamente agradável. O recurso do “bode na sala” foi apontado como eficaz e didático, ajudando a simplificar um tema complexo.
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