Brooksfield Donna cresce 64% no e-commerce com estratégia omnicanal
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Especialista elenca dicas de como aproveitar a data para investir em diferentes formatos de venda online e ações que podem potencializar resultados
Adnews
30.05.2022
Além de oferecer condições diferenciadas de compra, é importante definir estratégias específicas para diferentes canais de venda e relacionamento, pensadas no público e em oferecer a melhor experiência e atendimento possíveis, principalmente em datas importantes, como o Dia dos Namorados, que está quase chegando e sempre atraí consumidores.
Pensando nisso, Paulo Pereira, CEO da Desbrava, traz quatro dicas para varejistas e comerciantes atraírem e venderem mais pela internet e apps e oferecerem boas experiências de compra neste Dia dos Namorados.
O TikTok é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil e no mundo e uma excelente plataforma para quem deseja aumentar as vendas. São mais de 143,7 milhões de usuários mensais no Brasil, de acordo com o relatório anual “Latin America Social Network Users 2022”, elaborado pelo eMarketer/Insider Intelligence. Pereira explica:
“Em poucos segundos, um produto é capaz de viralizar no TikTok, ganhando milhões de visualizações, além de ser compartilhado em outras redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp. O Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade para fazer divulgações via TikTok e muitos consumidores estarão em busca de tendências e ideias para surpreender seus parceiros, das mais simples às mais sofisticadas. Basta o lojista construir suas estratégias de acordo com o público-alvo e suas preferências e necessidades.”
Garanta agilidade pelo WhatsApp
O WhatsApp é um dos principais canais de venda na atualidade, tanto em sua versão convencional, quanto no WhatsApp Business – versão voltada a empresas e lojistas. A rede social também se tornou a melhor ferramenta para fidelização de clientes. Uma pesquisa da Opinion Box aponta que 76% dos usuários se comunicam com as empresas por meio da plataforma.
“O WhatsApp aproximou o varejo dos consumidores. Ficou muito mais acessível para o cliente entrar em contato direto com as empresas para tirar dúvidas sobre um produto, preço ou prazo de entrega, por exemplo, e essa facilidade também vem sendo aproveitada para a realização de vendas. Para isso, é essencial que a comunicação seja realizada de maneira ágil, porque é isso que o consumidor busca quando usa o WhatsApp como canal de comunicação escolhido para comprar.”
A análise combinada de KPIs das redes sociais, incluindo conteúdo orgânico e anúncios, números de conversão de leads e vendas, permite às marcas e empresas monitorarem se uma estratégia de marketing está surtindo efeito, além de ser possível também acompanhar a concorrência e tendências e oportunidades de negócio.
“Os dados extraídos do monitoramento de mídia trazem insights valiosos para o planejamento de novas ações e para o redirecionamento de estratégias. É preciso acompanhar constantemente as ações realizadas e seus resultados, para corrigir rotas quando necessário e identificar outras oportunidades. Ter uma ferramenta de monitoramento das redes sociais é fundamental para ações mais assertivas”, recomenda Pereira.
Um estudo do Business Insider prevê que, até o final de 2022, o setor do marketing de influência tenha valor aproximado de R$ 79 bilhões, valoração que está diretamente ligada ao impacto dessa estratégia no faturamento do e-commerce. No Brasil, 44,3% das marcas nacionais já possuem budget dedicado em suas empresas para trabalhar com Marketing de Influência, de acordo com a pesquisa “O Marketing de Influência no Brasil”, publicado pela influency.
Contudo, para alcançar os resultados pretendidos, a escolha do influenciador não pode se limitar ao número de seguidores ou seu alcance na internet. Segundo o CEO:
“É importante analisar o comportamento e interesses do público-alvo, para encontrar o influenciador que pode gerar maior identificação junto ao público. Nem sempre será aquele com maior número de seguidores ou com maior engajamento. Muitas vezes, é um detalhe que faz determinada pessoa ser a mais indicada para uma estratégia de marketing de influência e isso é percebido a partir do monitoramento das redes e de uma análise bem aprofundada dos dados disponíveis.”
Paulo também ressalta a importância das empresas utilizarem plataformas de monitoramento de insights, para analisarem os resultados das campanhas, seja no Dia dos Namorados ou em outras datas. “Mais de 70% das empresas que trabalham com marketing de influência, mostram dificuldades em obter e analisar métricas, de acordo com o relatório da Nielsen. Isso mostra o potencial em ter ferramentas para esse monitoramento”.
Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Criativo com mais de 20 anos de experiência reforça grupo de ECDs liderado por Rafael Urenha
Criativo reforça liderança da agência após passagens por McCann, Africa, Nubank e AKQA