Lew’Lara\TBWA lança índice que mede força de marca com foco em disrupção
Pesquisa proprietária da Lew’Lara\TBWA apresenta um novo ranking baseado em Disrupção, admiração e conhecimento.
Pesquisa proprietária da Lew’Lara\TBWA apresenta um novo ranking baseado em Disrupção, admiração e conhecimento.
04.07.2025
A Lew’Lara\TBWA anunciou o lançamento do Disruption Equity, metodologia proprietária que mede a força das marcas a partir de três eixos principais: disrupção, admiração e conhecimento. O estudo foi desenvolvido em parceria com a Dcode e parte de uma releitura contemporânea do modelo clássico de David Aaker, incorporando a disrupção como elemento central na avaliação de valor percebido pelo consumidor.
Diferente de rankings tradicionais, o Disruption Equity considera a performance das marcas não apenas dentro de suas categorias, mas em um cenário competitivo amplo, que leva em conta o “share of pocket”, “share of mind” e, principalmente, o “share of disruption”.
“Para se construir marcas fortes é essencial entender a percepção que as pessoas possuem da marca por um espectro mais amplo, analisando a sua força para além da sua categoria, pois quando se trata de percepção todas as marcas competem entre si”, afirma Raquel Messias, Chief Strategy Officer da Lew’Lara\TBWA. “Conseguir ser disruptivo é fundamental para que as marcas tenham destaque”, completa.
A primeira edição do estudo analisou 253 marcas, a partir de entrevistas com 2.800 consumidores maiores de 18 anos das classes A, B e C, em todas as regiões do Brasil. A coleta foi feita online, entre novembro e dezembro de 2024, com amostragem proporcional ao IBGE.
O modelo avalia disrupção com base na percepção de inovação, admiração pela afinidade e reputação, e conhecimento, pela compreensão e awareness do consumidor. O resultado é um ranking que indica o grau de diferenciação e conexão emocional das marcas com o público.
Entre os destaques da edição estão Unilever e Google, identificadas no quadrante de liderança por combinarem alta admiração, conhecimento e percepção de disrupção. O Airbnb também foi citado por seu alto índice de disrupção e transformação no setor de hospitalidade.
“Mais do que uma análise do que as marcas e produtos realmente fazem do ponto de vista intrínseco, nosso modelo se fundamenta na imagem percebida pelo consumidor”, explica Cesar Ortiz, fundador da Dcode. “É um excelente indicador de futuro, de potencial de crescimento e da capacidade de gerar valor”, conclui.
O lançamento reforça a liderança da Lew’Lara\TBWA em planejamento estratégico, área na qual a agência ocupou o primeiro lugar no ranking Agency Scopen 2024.
Pesquisa proprietária da Lew’Lara\TBWA apresenta um novo ranking baseado em Disrupção, admiração e conhecimento.
No México, Samsung apresentou sua casa conectada onde cada cômodo responde, prevê e se adapta ao seu estilo de vida
A plataforma conta com 24h de conteúdo infantil para entreter os pequenos durante todo o mês de julho
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.