Eduardo Tracanella lança consultoria após saída do Itaú e inicia nova fase como empreendedor
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A antiga fábrica do biscoito Oreo foi transformada no Chelsea Market.
Adnews
14.06.2024
Imagine uma fábrica de biscoitos do começo dos anos 1900. Pense no ambiente rústico, nos ingredientes sendo preparados, na dosagem de cada produto separada e inserida na massa, no recheio. Foi em um cenário assim que a National Biscuit Company, a Nabisco, chegou a uma receita especial que conquistou o mundo: a do biscoito Oreo. Naquela época, os Oreos eram vendidos em latas e custavam apenas 25 centavos de dólar.
Agora, essa antiga fábrica, onde a deliciosa invenção nasceu, foi transformada no Chelsea Market, um dos maiores mercados de gastronomia do mundo. Curiosamente, a capacidade de aguçar os sentidos humanos, tão presente na época da fábrica de biscoitos, é um dos grandes segredos do sucesso desse estabelecimento.
Quem comenta este exemplo de ‘Marketing de Nostalgia’, que apela a elementos históricos e às memórias dos consumidores para criar uma conexão emocional com o público, é João Ricardo, CEO da All Hands Educação, parceira do grupo IRRAH, uma empresa brasileira que desenvolve soluções tecnológicas para o setor varejista.Para ele, esta abordagem pode ser seguida por qualquer empreendimento, com grandes chances de sucesso.
“Trata-se de um local carregado de história, que associa tradição, qualidade e autenticidade às marcas lá presentes. É uma estratégia interessante e que realmente tem dado muito certo, já que o local é conhecido no mundo todo e virou ponto turístico na cidade de Nova Iorque”, diz o especialista.
De acordo com João Ricardo, a história do Chelsea Market penetra em cada tijolo. O imóvel, na 9ª Avenida, mantém lembranças da região onde está, o Meatpacking District, uma área industrial de frigoríficos e fábricas. A revitalização de todo o local nos anos 90 não diluiu os traços industriais e o aspecto de galpão, mas tornou o imóvel um túnel do tempo contemporâneo. Hoje, o Chelsea é roteiro dos grandes chefs de cozinha e de quem gosta de bons menus. São mais de 60 lojas que oferecem produtos frescos e prontos para serem degustados com todos os sentidos, ali mesmo.
“O mercado faz o que precisa ser feito com qualidade, mantendo o básico, mas muito bem feito. Veja, quantas vezes você viu a Gucci reformar a marca deles? Talvez mudem alguns processos ou produtos, apenas isso. O que o Chelsea Market nos ensina é que ele mantém a história que está por trás do negócio. Se isso estiver claro, a inovação só vai contribuir para isso”, destaca Miriã Plens, CMO do Grupo IRRAH, que procura estar por dentro das últimas tendências em comportamento, consumo e inovações em atendimento.
Entregar com rapidez é outra virtude do mercado novaiorquino. Este mercado elimina as complicações da jornada e proporciona ao público produtos de alta qualidade, prontos para serem apreciados sem longas esperas. No comércio eletrônico, a rápida entrega tornou-se ainda mais relevante durante a pandemia, com as entregas ultra rápidas sendo um critério fundamental para os consumidores ao escolherem produtos online. Segundo o Capterra, uma plataforma de comparação de softwares do grupo Gartner, mais de dois terços (73%) das pessoas que fazem compras pela internet consideram esse tipo de serviço essencial, superando até mesmo fatores como preço e atendimento.
“Tudo que é demorado é substituído pela tecnologia. No Chelsea, tudo está pronto para ser pego e levado. Essa rapidez é algo que precisamos em nosso negócio hoje. Os clientes têm menos tempo do que dinheiro. Portanto, é crucial facilitar a vida deles, o que significa reduzir o esforço necessário para adquirir nosso produto”, destaca João.
E é assim, inspirado no modo de produção de biscoitos da década de 1900, que o antigo-novo galpão do mercado inspira inovação. Se for a Nova Iorque, visite o Chelsea Market. Ele fica na 9ª Avenida, número 75, entre as Ruas 15 e 16, Manhattan. Abre de segunda a sábado, das 7h às 21h; aos domingos, das 8h às 19h. A entrada é gratuita.
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