Eduardo Tracanella lança consultoria após saída do Itaú e inicia nova fase como empreendedor
Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...
Tentativa de confrontar big techs falha com problemas técnicos em lançamento
Adnews
05.04.2022
Em outubro, Donald Trump anunciou que planejava lançar uma empresa de tecnologia revolucionária. “Eu criei o Truth Social … para enfrentar a tirania da grande tecnologia”, disse ele. “Vivemos em um mundo onde o Talibã tem uma grande presença no Twitter, mas seu presidente americano favorito foi silenciado.”
O aplicativo foi lançado no Dia dos Presidentes, 21 de fevereiro, mas seis semanas depois está cheio de problemas. Uma lista de espera de quase 1,5 milhão não consegue usá-lo. O Truth Social se parece muito com o Twitter, que proibiu Trump de postar na plataforma depois que uma multidão de seus apoiadores atacou o Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
O Twitter alegou que Donald Trump, ao fazer falsas alegações de que a eleição presidencial havia sido “roubada”, incitou a violência. Ele foi banido para sempre em 8 de janeiro de 2021. O Truth Social pode parecer o Twitter, mas não está disponível em telefones Android, navegadores da web ou, aparentemente, para a maioria das pessoas fora dos EUA.
“Foi um desastre”, disse Joshua Tucker, diretor do Centro de Mídias Sociais e Política da NYU. E um aliado republicano de Trump, que não quis ser identificado, disse: “Ninguém parece saber o que está acontecendo”.
Em 21 de fevereiro, Truth Social foi um dos aplicativos mais baixados da App Store – mas muitos que baixaram não conseguiram usá-lo. Havia uma suposição de que esse problema seria resolvido em breve e Trump começaria a postar suas “verdades” nos próximos dias – mas nenhuma dessas coisas aconteceu.
Enquanto YouTube, TikTok, Instagram e Facebook estão entre os 10 aplicativos mais baixados, segundo a Similar Web, Truth Social está fora do top 100. Os usuários que entram podem achar o aplicativo um pouco vazio, já que muitas grandes vozes da direita americana até agora ficaram longe.
Outro estudo descobriu que os downloads caíram até 95%. E muitos estão se sentindo frustrados. “Me inscrevi no Truth Social há algumas semanas e ainda estou na lista de espera”, disse um usuário do Twitter, na terça-feira. “Quando eu sair da lista de espera e entrar no Truth Social de verdade, Trump será presidente novamente”, brincou outro.
O executivo-chefe da Truth Social, Devin Nunes, disse que seu objetivo era estar “totalmente operacional” até o final de março. Mas o motivo pelo qual o aplicativo está tendo tantos problemas deixou os especialistas perplexos. Alguns apontaram para a parceria do Truth Social com o Rumble, uma plataforma de compartilhamento de vídeos que se parece um pouco com o YouTube.
Popular entre os conservadores e a extrema direita, o Rumble deveria fornecer uma “espinha dorsal crítica” para a infraestrutura do site. Mas se o Truth Social está tendo problemas no servidor, por que demorou tanto para corrigir? “Deve levar alguns dias para consertar, não seis semanas”, disse uma fonte republicana próxima a Trump. “Sempre haverá problemas no início – mas neste ponto, eu havia pensado que teria sido resolvido. “Ninguém parece entender o porquê.” Concorrentes rivais Diz-se que Trump está furioso, perguntando por que mais pessoas não estão usando o Truth Social. Ele tem cerca de 750.000 seguidores, mas não postou uma “verdade” por mais de um mês.
Trump mantém a qualidade de estrela e qualquer aplicativo de “liberdade de expressão” faria o possível para tê-lo em sua plataforma. Mas no momento, Truth Social tornou-se um pouco embaraçoso. Uma plataforma que deveria enfrentar os pesos-pesados do Vale do Silício mal conseguiu se levantar.
Matéria traduzida de BBC News – James Clayton.
Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...
O Resenha Digital, media tech voltada à conexão entre marcas e fãs do esporte no Brasil, anunciou a contratação de Fernando Chabariberi como head de novos negócios...
O SBT anunciou a saída de Leon Abravanel da Superintendência de Criação e Produção de Conteúdo...
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.